O topônimo Itatiba é de origem indígena e significa pedras acumuladas, pedras sobrepostas, isto é, muitas pedras. No início da colonização chamava-se Cabeceira de Pedra, isto porque o Rio das Pedras tem origem exatamente na cidade, indo desaguar no Rio Uruguai. Daí o nome de cabeceira, significando "início", ponto de origem.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Itatiba, pela Lei Municipal n.º 122, de 23-11-1951, com território desmembrado do distrito de Aratiba, subordinado ao município de Erechim.Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Itatiba, figura no município de Erechim.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Itaiba do Sul, pela Lei Estadual n.º 4.867, de 19-12-1964, desmembrado do município de Erechim. Sede no atual distrito de Itatiba do Sul (ex-Itatiba). Constituído do distrito sede. Instalado em 10-04-1965.
Pela Lei Municipal n.º 70, de 09-10-1968, foram criados os distritos de Povoado Tozzo, Saltinho e Sete Lagoas e anexado ao município de Itatiba do Sul.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 4 distritos: Itatiba do Sul, Povoado Tozzo, Saltinho e Sete Lagoas.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE

 
	  	  
  
 Acre
  Acre Alagoas
  Alagoas Amapá
  Amapá Amazonas
  Amazonas Bahia
  Bahia Ceará
  Ceará Distrito Federal
  Distrito Federal Espirito Santo
  Espirito Santo Goiás
  Goiás Maranhão
  Maranhão Mato Grosso
  Mato Grosso Mato Grosso do Sul
  Mato Grosso do Sul Minas Gerais
  Minas Gerais Paraíba
  Paraíba Paraná
  Paraná Pará
  Pará Pernambuco
  Pernambuco Piauí
  Piauí Rio de Janeiro
  Rio de Janeiro Rio Grande do Norte
  Rio Grande do Norte Rondônia
  Rondônia Roraima
  Roraima Santa Catarina
  Santa Catarina São Paulo
  São Paulo Sergipe
  Sergipe Tocantins
  Tocantins