Nazarezinho, está situado a oeste na depressão do alto sertão do estado da Paraíba.
A cidade teve origem na Fazenda Picos do Sr. Francisco Lins de Albuquerque, considerado o seu fundador por ter loteado suas terras para construção de casas, nascendo assim um povoado ao Serrote que recebera o nome de Nazareth do Pico. A denominação do Pico deve-se a proximidade do povoado ao Serrote do Pico. O povoado cresce e com o seu crescimento vem a necessidade da construção da Capela, o Sr. Joaquim José Gonçalves Braga doa o terreno para a construção da Capela que teve como Padroeiro São Sebastião. A escolha deste santo para padroeiro da Capela, fundamenta-se num fato que a tradição ora fez chegar até a geração atual, tendo sido registrado no histórico do município em Silqueira, perde um filho menor de nome Sebastião, fatalmente vitimado por uma flecha numa brincadeira de matar lagartixas com outra criança. E por está razão, ele (Sr. Manoel Silqueira) pediu para que o Padroeiro da Capela construída fosse São Sebastião, também martirizado com flechas.
O Povoado Nazareth do Pico passou a ser chamado Nazaré e pertenceu a Cajazeiras até a Lei Províncias de 28-08-1956 quando passou a pertencer a Sousa.
Gentílico: nazarezinhense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Nazarezinho, pela lei estadual nº 520, de 31-12-1943, subordinado ao município de Souza.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito Nazarezinho figura no município de Souza.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Elevado à categoria de município com a denominação de Nazarezinho, pela lei estadual nº 2659, de 22-12-1961, desmembrado de Souza. Sede no antigo distrito de Nazarezinho. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-12-1961.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 3961, de 16-01-1978, é criado o distrito de Olho DÁgua do Frade e anexado ao município de Nazarezinho.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1983, o município é constituído do distrito sede. Não figurando o distrito de Olho DÁgua do Frade, pois o mesmo fora criado e não instalado.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE