Paraíba - PB
Acredita-se que dada a proximidade com a antiga missão do Pilar, hoje município de Pilar, sua história esteja muito ligada aquela comunidade, fundada por padres jesuítas procedentes da Serra do Fagundes. A elevação de Pilar à categoria do município data de 14 de setembro de 1758.
O rio Gurinhém, que originou o nome do município - Gurin-Y-Ê -, já teve outro nome. Era conhecido como rio Cantagalo, devido sua origem: nasce na Serra Cantagalo no município da Serra Redonda, e se estende até a Fazenda Maraú, localizada no município de Cruz do Espírito Santo, é intermitente, e também o maior afluente do Rio Paraíba, rio esse que só enche no inverno, e é completamente escasso no verão.
Entretanto, na década de 1980, aconteceu uma verdadeira tragédia. Com um inverno rigoroso, aconteceu uma grande enchente causada pelas fortes chuvas, que com a ajuda dos açudes que estouraram suas represas, provocaram a inundação de ruas alagando casas e desabrigando muitas famílias, que sem ter para onde ir, invadiram e alojaram-se por tempo indeterminado em escolas públicas.
Com essa enchente, deu-se a construção e formação de um conjunto habitacional para tentar superar as perdas das famílias atingidas, esse conjunto recebeu o nome de Conjunto Boa Esperança, e deu origem a formação de um outro conjunto, Conjunto Mangueira, que com a sensibilidade e o companheirismo da população, que reuniu-se no dia da fraternidade organizado pela Igreja, construíram casas de taipas.
Gentílico: gurinheense ou gurinhense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Gurinhém, pela lei provincial nº 501, de 30-10-1873 e por lei estadual nº 424, de 28-10-1915.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Gurinhém, figura no município de Pilar.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.
Elevado à categoria de município com a denominação de Gurinhém, pela lei estadual nº 2917, de 19-12-1958, desmembrado de Pilar. Sede no antigo distrito de Gurinhém. Constituíndo do distrito sede. Instalado em 16-01-1959.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE