O insignificante lugarejo à margem direita do rio Candeias servia de ponto de estacionamento de quem se dirigia para os seringais do alto rio Candeias, bem como de depósito de borracha que desciam o rio.
O lugarejo fica no ponto de cruzamento da rodovia Mato Grosso - Amazonas facilitando o transporte de produção para Porto Velho ou para Cachoeira de Samuel onde aportavam as gaiolas e as outras embarcações de menor porte vindos de Manaus e para onde retornavam.
No final da década de 70, Candeias começou a expandir o núcleo urbano, a agricultura, o comércio e o turismo que proporcionam as praias do rio Candeias.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Candeias do Jamari, pela Lei Estadual n.º 363, de 13-02-1992, desmembrado do município de Porto Velho. Sede no atual distrito de Candeias do Jamari (ex-localidade de Candeias). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.Pela Lei Municipal n.º 12, de 01-09-1993, é criado o distrito de Rio Preto do Candeias e anexado ao município de Candeias do Jamari.
Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 2 distritos: Candeias do Jamari e Rio Preto do Candeias .
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: IBGE