Piauí - PI
Pode parecer estranho que uma pequena cidade, sede de um município com extenso território, que ocupa o quarto lugar na área geral do estado, sendo maior do que ele, apenas os municípios, de Ribeiro Gonçalves, São Raimundo Nonato e Canto do Buriti, com uma densidade populacional de 1,2 por kilometro quadrado, fundado nos idos de 1900, possua uma história e seja habitado por uma gente que, pela sua atividade, pelo seu trabalho, se destacou como uma das mais próspera do interior piauiense.
Uruçui sua história e sua gente, através de episódios interessantes da fundação e fatos ocorridos no seu passado povoam nossa memória e nos convidam a fazer uma retrospectiva, a partir do ano de 1902, quando alí foi instalado o novo município, antigo povoado Nova Vila , com a denominação de Uruçui.
Cabe inicialmente uma investigação dessa denominação, que se deve ao extenso vale do rio Uruçui, que desagua no rio Parnaíba, três léguas a montante da vila. Habitada primitivamente por lavradores, não tardou que alí se desenvolvesse um criatório de gado dado que as terras eram e são muito boas para tal fim.
Gentílico: uruçuiense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Urussuí, pela lei estadual nº 290, de 23-06-1902, desmembrado de Aparecida. Sede na povoação de Nova Vila. constituído do distrito sede. Instalado em 07-09-1902.
Em divisão adminstrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1933.
Pelo decreto nº 1556, de 20-06-1934, é criado o distrito de Ribeiro Gonçalves e anexado ao município de Urussuí.
Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 2 distritos: Urussuí, Ribeiro Gonçalves.
Pelo decreto estadual nº 147, 15-12-1938, desmembra do município de Urussuí, o distrito de Ribeiro Gonçalves. Elevado á categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE