Mato Grosso - MT
Novo Santo Antônio, denominada anteriormente por Santo Antônio do Rio das Mortes, nome que faz referencia ao santo de devoção do povo e localiza geograficamente o lugar, assentado às margens do rio das Mortes.
O município foi criado através da lei estadual nº 7.173, de 29 de setembro de 1999, de autoria do deputado Humberto Bosaipo.
A luta pela emancipação de Novo Santo Antônio contou com a participação de toda comunidade, que dispuseram de documentos e articulações que relatam o drama vivido sobre a possibilidade de "não emancipação" do lugar.
A consulta plebiscitária realizada em 26 de agosto de 1999, resultou em uníssono "sim" dado pela comunidade e homologado pelo Tribunal Regional Eleitoral de MT, através do Presidente da instituição Desembargador Orlando de Almeida Perri, via ofício nº 242/99.
Pouco antes da criação do município, a comunidade se uniu e enviou à Assembléia Legislativa de Mato Grosso um documento de repúdio, uma contestação ante a possibilidade do então distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes não ser emancipado, e tornar-se distrito do município de Serra Nova Dourada (recém-emancipado).
Em dado momento a correspondência tinha o ácido teor: "pode levar à presença do nosso deputado Humberto Bosaipo este abaixo assinado, pois ele como nosso representante por esta região, não pode aceitar tal desrespeito". O documento estava assinado por Valdivino Ribeiro da Silva, Getúlio Pereira da Silva, Osvaldo Borges Rodrigues, Isaías Nogueira Amorim, Agenor R. de Araújo e outros.
O primeiro prefeito eleito do município foi o Sr. João de Souza Luz, no pleito de 03 de outubro de 2000.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Novo Santo Antônio, pela lei estadual nº 7173, de 29-09-1999, desmembrado dos municípios de São Félix do Araguaia e Cocalinho. Sede no atual distrito de Novo Santo Antônio (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-2001.
Em divisão territorial datada de 2007, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: IBGE