Mato Grosso - MT
A denominação Alto Boa Vista é de origem geográfica, referenciando a excelente vista que se tem da cidade. Nomeada pelos primeiros moradores da localidade, por ser o panorama de qualidades excepcionais.
O núcleo que deu origem ao município de Alto Boa Vista surgiu de um pequeno comércio, em 1976, à beira da estrada que liga São Félix do Araguaia a Barra do Garças. Após uma família de comerciantes, vinda de Ribeirão Bonito (hoje Ribeirão Cascalheira), ter se estabelecido, outras famílias também optaram por morar nas imediações.
Formou-se um agrupamento de casas. O núcleo cresceu com a vinda de colonos da Gleba Bandeirantes-Agropasa, onde eram posseiros de terras. A Agropasa utilizou-se de um estratagema para se livrar dos posseiros: deu um lote urbano na região do núcleo Alto Boa Vista a cada uma das famílias, devidamente escriturado. Este fato permitiu a formação definitiva do povoado.
Posteriormente surgiu novo fluxo migratório vindo dos arredores: Pontinópolis, Suiá-Missu, Canarana, Fazenda Rondon, Serra Nova e outras localidades próximas. O maior contingente populacional veio dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O município de Alto Boa Vista foi criado em 19 de dezembro de 1991, pela Lei Estadual nº 5.894-A.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alto Boa Vista, pela lei estadual nº 5.894-A, de 19-12-1991, desmembrado dos municípios de São Félix do Araguaia e Ribeirão Cascalheira. Sede no atual distrito de Alto Boa Vista. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído d distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
Fonte: IBGE