Rio De Janeiro

Rio de Janeiro

12/11/2015 10h54, atualizado em 12/11/2015 11h58 12/11/2015 10h54 Rio De Janeiro - RJ

Prefeitura inaugura três reservatórios de águas pluviais e a nova Praça Niterói

Prefeitura de Rio De Janeiro (RJ)
Foto: J.P.Engelbrecht . Foto:  J.P.Engelbrecht

O prefeito Eduardo Paes inaugurou, na manhã deste domingo (25/10), os três reservatórios de águas pluviais da nova Praça Niterói, na Tijuca, que foi totalmente reformada. Os três "piscinões", como são popularmente conhecidos, têm altura de um prédio de oito andares e capacidade para armazenar 58 milhões de litros de água. A estrutura faz parte do Programa de Controle de Enchentes da Grande Tijuca, que contempla a construção de cinco reservatórios subterrâneos para acúmulo de água e o desvio do curso do Rio Joana. Além dos reservatórios da Praça Niterói, a região já conta com o "piscinão" da Praça da Bandeira, entregue em dezembro de 2013. Em 2016 serão concluídas as obras do reservatório da Praça Varnhagen, quando também estará finalizada a intervenção no Rio Joana, cujo objetivo é fazer com que parte da água possua um deságue independente, diretamente na Baía de Guanabara, sem sobrecarregar o Canal do Mangue. - É uma obra que a cidade demanda há muito tempo e, mais uma vez com inspiração olímpica, conseguimos trazer esse benefício para a população. Vamos enfrentar um verão com condições para não termos nenhuma grande cheia aqui – disse Paes, que lembrou o uso de vigas retiradas da Perimetral para compor a estrutura do reservatório e da praça. A nova Praça Niterói, com 4.568 metros quadrados, foi totalmente reurbanizada e agora oferece uma Academia ao Ar Livre, um parque infantil, quadra polivalente, áreas para jogos de cartas e de ginástica e musculação, circuito de caminhada, minicampo para crianças e quatro jardins. A estrutura entre a praça e o piscinão recebeu o reforço de 58 vigas da Perimetral (elevado demolido pela Prefeitura na Região Portuária), levando a uma economia de R$ 20 milhões para os cofres públicos. A construção dos "piscinões" foi a solução encontrada pela prefeitura para receber as águas das chuvas, servindo para amortecer os grandes volumes em momentos de pico. A água armazenada é liberada de forma controlada para os cursos d´água, impedindo a ocorrência de alagamentos. Os três reservatórios da Praça Niterói são interligados para que mantenham o mesmo nível de água. - As obras do controle de enchentes da Grande Tijuca se constituem num dos maiores legados que a cidade receberá, em função da realização dos Jogos Olímpicos no Rio em 2016. Trata-se de um programa ambiental que vai acabar com as históricas inundações na região, uma reivindicação de décadas dos moradores da Tijuca e bairros adjacentes. São um exemplo em termos de preparação de uma cidade para que seja resiliente, capaz de enfrentar as adversidades - disse o secretário municipal de Saneamento e Recursos Hídricos, Pierre Batista. Moradora de um prédio em frente à Praça Niterói há 35 anos, Viviane Amaral, 37, não escondeu a satisfação em ver tudo pronto: - Todo dia era muito barulho e poeira mas, sem dúvida, era fundamental fazer uma obra para acabar com os alagamentos na região. Lembro das inundações aqui e via paus e outros objetos boiando na correnteza. Além do que foi feito para as chuvas, também teve a reforma dessa praça, que ficou linda, com muitas opções de lazer e esporte para os moradores. O reservatório da Praça da Bandeira, com capacidade para 18 milhões de litros, foi inaugurado em dezembro de 2013 e atua de forma plena e satisfatória. A nova Praça da Bandeira, inaugurada em fevereiro deste ano, transformou-se em ponto de encontro dos moradores da região. O reservatório da Praça Varnhagen, que armazenará até 43 milhões de litros, está em construção e será concluído no segundo trimestre de 2016, assim como as obras de desvio do Rio Joana, que conta com o maior túnel de drenagem do país, com 2.400 metros, sendo 1.700 metros em rocha e 700 em solo.

Redes Sociais da Prefeitura de Rio De Janeiro

Utilize as setas para passar as fotos Utilize os dedos para passar as fotos

Município de Rio De Janeiro

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, possuia 6.320.446 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 5.27 e a área total do município era de 1200.279 km². Quem nasce em Rio De Janeiro é chamado de carioca.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Rio De Janeiro e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Rio De Janeiro está localizado no estado do Rio de Janeiro. Bandeira do Rio de Janeiro Bandeira do Rio de Janeiro

AVALIAÇÃO