Campo Mourão

Paraná

21/12/2016 09h38, atualizado em 21/12/2016 10h41 21/12/2016 09h38 Campo Mourão - PR

Exames preventivos detectaram 24 casos de câncer de mama este ano em Campo Mourão

Prefeitura de Campo Mourão (PR)
Foto: . Foto:

Das 1.930 mamografias realizadas de janeiro a 30 de novembro deste ano, 24 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama. Todas foram encaminhadas pelo Programa Saúde da Família para tratamento. Outros 179 dos 3.864 exames do colo do útero apresentaram alterações e também foram encaminhados para consulta médica e tratamento.

Os dados constam do balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Apesar das campanhas e orientações realizadas nas Unidades Básicas em mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos (que é a prioritária para o Ministério da Saúde), também foram realizados outros 1.413 exames de mamografia, totalizando 81,39% da meta estipulada.

Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Família, Vanessa Pelizari, o sistema público avançou na capacidade de realizar diagnóstico precoce. Dados do Ministério da Saúde mostram que o número de mamografias cresceu 37 por cento em seis anos. Entre mulheres consideradas público-alvo para o exame, o aumento foi de 64% entre 2010 e o primeiro semestre de 2016.

Nos últimos cinco anos, o Ministério da Saúde aumentou em 31% os recursos destinados ao tratamento do câncer de mama. Só em 2015 foram aplicados 599 milhões de reais. Na prevenção, o investimento cresceu 15% também em cinco anos.

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. É uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor.

Redes Sociais da Prefeitura de Campo Mourão

Município de Campo Mourão

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Campo Mourão, Paraná, possuia 87.194 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 115.05 e a área total do município era de 757.876 km². Quem nasce em Campo Mourão é chamado de campo-mourense.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Campo Mourão e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Campo Mourão está localizado no estado do Paraná. Bandeira do Paraná Bandeira do Paraná

AVALIAÇÃO