Recife

Pernambuco

06/05/2016 22h34, atualizado em 06/05/2016 23h35 06/05/2016 22h34 Recife - PE

Prefeito agradece a artistas que doaram obras ao Hospital da Mulher do Recife

Prefeitura de Recife (PE)
Foto: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Na tarde desta quarta (4), o gestor municipal acompanhou os 50 artistas que terão suas obras expostas permanentemente na unidade de saúde em uma visita de agradecimento. Foto: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR Na tarde desta quarta (4), o gestor municipal acompanhou os 50 artistas que terão suas obras expostas permanentemente na unidade de saúde em uma visita de agradecimento

Um lugar voltado para as especificidades da saúde da mulher, com uma estrutura de qualidade e atendimento completamente humanizado. Assim será a mais nova unidade de saúde da cidade, o Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, que será inaugurado na próxima segunda-feira (9), e que passou a contar com um acervo de 52 obras de arte doadas por artistas ligados à cultura pernambucana. Para agradecer às doações, o prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira dama, Cristina Mello, e de secretários municipais, acompanhou os artistas em uma visita ao HMR na tarde desta quarta-feira (4), apresentando as instalações do novo equipamento. "Acompanhamos toda a obra do hospital, desde o terreno, o momento em que estavam subindo as paredes, até a finalização, com tudo ficando branquinho, no acabamento. Mas agora esse espaço começa a ficar colorido, ganhou mais vida, com estas obras que são uma grande expressão de sentimentos, e que agora vão acolher e acarinhar as pessoas que precisarem passar por aqui, tornando o ambiente ainda mais humanizado. Agradeço muito aos artistas que proporcionaram isso ao povo do Recife, e essa é também uma forma de valorizar a cultura da nossa terra, trazendo mais esperança e criando um ambiente melhor para este hospital", declarou o prefeito Geraldo Julio. O acervo, que inclui 50 nomes das artes plásticas do Estado (alguns doaram mais de uma obra), ficará exposto permanentemente no hospital. Já na recepção, é possível ver uma obra feita pelo artista Mosh, que comentou a satisfação em poder se somar ao grupo de artistas doadores das obras que estão compondo o local: "É um prazer enorme poder contribuir com um espaço que vai acolher as especialidades da mulher. Eu estou muito emocionado por ver que foi possível termos tantos artistas engajados nisso. O lugar já é bastante acolhedor, e agora tivemos a oportunidade de torná-lo mais especial, e fazer parte desse acolhimento, desse carinho com o outro, dessa história", afirmou o artista. Logo no Hall de entrada do Hospital da Mulher, o visitante poderá se deparar com a obra Aconchego, de Beatriz Brenner. No início do corredor para o setor ambulatorial, as obras Olhos de Borboleta, de Neusa Esther, e Flor Carmim, de Adriana Alliz, acolhem quem passa. Badida, Romero Andrade Lima, Ferreira e Maurício Arraes são alguns dos outros artistas que doaram seus trabalhos e que estão com peças espalhadas pelo espaço (lista completa mais abaixo). Assim como nas galerias de arte, ao lado de cada quadro ou escultura, há uma placa com o nome do artista, técnica utilizada, dimensão e título da obra. O secretário de saúde Jailson Correia comentou a felicidade em poder receber as 52 obras dos artistas no equipamento de saúde: "Aqui é um equipamento que tem na sua ideia original, no seu projeto, no seu DNA, o objetivo de ser um lugar voltado para o atendimento humanizado. Aqui estamos desfazendo esse mito de que a ciência se distancia da arte e é um privilégio estar aqui vendo que estas obras belíssimas serão mais alguns elementos, dentre tantos, que farão deste lugar um ambiente de acolhimento especial para as mulheres desta cidade. Estamos todos muito felizes de ver este lugar ganhando vida. Um sonho que se transformou numa ideia, que se transformou num projeto, depois em um plano executivo, e que tomou forma concreta e hoje dá mais um passo para se tornar real". HMR - O Hospital da Mulher do Recife é o primeiro hospital municipal de grande porte da história da cidade e contará com 150 leitos, capacidade para realizar 400 partos e 250 cirurgias por mês. No local, será oferecido às mulheres recifenses um centro cirúrgico moderno, maternidade de alto risco e atendimentos ambulatoriais (urgência, consultas especializadas e apoio diagnóstico).

Redes Sociais da Prefeitura de Recife

Município de Recife

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Recife, Pernambuco, possuia 1.537.704 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 7.04 e a área total do município era de 218.498 km². Quem nasce em Recife é chamado de recifense.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Recife e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Recife está localizado no estado de Pernambuco. Bandeira de Pernambuco Bandeira de Pernambuco

AVALIAÇÃO