São Luís

Maranhão

12/11/2015 18h26, atualizado em 12/11/2015 19h27 12/11/2015 18h26 São Luís - MA

Governo e Prefeitura celebram convênio de R$ 10 milhões para novo Hospital da Criança

Prefeitura de São Luís (MA)

Foto: Divulgação . Foto: Divulgação

O governo do Estado e a Prefeitura de São Luís celebraram, na manhã desta terça-feira (20), convênio assegurando à Prefeitura de São Luís recurso no valor de R$ 10 milhões para garantir um novo Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos – o Hospital da Criança. O governador Flávio Dino e o prefeito Edivaldo participaram da cerimônia de assinatura do convênio, realizada no Salão de Atos do Palácio dos Leões. Na cerimônia de assinatura do convênio, o governador Flávio Dino destacou que o novo Hospital da Criança representa a convergência de um grande esforço administrativo para proporcionar qualidade no atendimento de urgência médica infantil e atingir metas importantes na área para a capital maranhense. "Esse é um ato que reforça os cuidados àqueles que nos sucederão. Estamos dando mais um importante passo ao amparar os pequenos cidadãos do nosso estado", disse o governador Flávio Dino. "Este ato é um grande marco para área da saúde em nossa capital. A previsão é que dentro de seis meses São Luís tenha um novo Hospital da Criança, com uma grandiosa estrutura de atendimento médico infantil que transformará a unidade em um hospital de referência na área. Nossa meta é proporcionar aos nossos pacientes toda a qualidade do atendimento em saúde que merecem e a que têm direito", afirmou o prefeito Edivaldo. NOVA ESTRUTURA Com as obras, o Hospital da Criança (HC) passará a ter quatro andares e vai dobrar a capacidade de atendimento. Serão instalados mais 91 leitos de internação, UTI com 11 leitos, inclusive de isolamento; além de centro cirúrgico com quatro salas de grande porte; mais 25 enfermarias, que, com as oito já existentes, vão totalizar 178 leitos de internação. A unidade também passará a oferecer serviços completos de diagnósticos por imagem, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, entre outros serviços inéditos que atualmente as crianças internadas no HC precisam sair do hospital para realizá-los em outras unidades hospitalares da capital. Presente ao ato, o secretário adjunto de estado da Saúde, Carlos Eduardo Lula, destacou a reforma do Hospital da Criança como um projeto de grande envergadura e alcance social. "O atual Governo tem priorizado a Saúde e o cuidado às crianças. Esse é mais um presente para todas as crianças do estado", disse Carlos Lula. A secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, destacou a grandiosidade da obra para setor da saúde infantil da capital e afirmou que, após concluída a obra, o novo Hospital da Criança em nada lembrará a estrutura da unidade atual. Segundo ela, a média de atendimento hoje no hospital é de aproximadamente 52,4 mil procedimentos/mês e de 3 mil internações/mês. Após a reforma, a meta é dobrar a capacidade de atendimento em todos os serviços ofertados na casa. "Sem dúvida, será um gigantesco passo na área da saúde infantil da capital. A primeira parte da obra de reforma do hospital, que contempla entre outros serviços toda a parte de drenagem, para dar solução aos problemas de alagamento que existem naquela área, já foi concluída com recursos da Prefeitura. E agora daremos continuidade à obra com essa parceria importante celebrada nesse ato entre o governo do Estado e o Município", enfatizou Helena Duailibe. No mês de julho, o Hospital da Criança reativou as enfermarias e as semi-UTI's interditadas em abril, quando uma enchente inundou o hospital. O investimento do Executivo Estadual será destinado às obras de ampliação e reforma do Hospital. Participaram da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, deputados estaduais, o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Astro de Ogum, vereadores e secretários.

Município de São Luís

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de São Luís, Maranhão, possuia 1.014.837 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 1.22 e a área total do município era de 834.780 km². Quem nasce em São Luís é chamado de são-luisense.

Você mora em São Luís e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

São Luís está localizado no estado do Maranhão. Bandeira do Maranhão Bandeira do Maranhão

O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de São Luís