Brasília

Distrito Federal

05/03/2016 21h32, atualizado em 05/03/2016 22h40 05/03/2016 21h32 Brasília - DF

Parque da Cidade terá Praça da Paz

Prefeitura de Brasília (DF)

Foto: Andre Borges/Agência Brasília Espaço é um dos quatro locais que comporão o projeto Brasília Capital do Ipê. Foto: Andre Borges/Agência Brasília Espaço é um dos quatro locais que comporão o projeto Brasília Capital do Ipê

O Estacionamento 7 do Parque da Cidade ficará mais colorido. O local foi escolhido para receber, no dia 19 deste mês, a Praça da Paz, que será arborizada com mudas de 158 ipês-brancos. Neste sábado (5), inicia-se a campanha para divulgar a iniciativa, que faz parte do projeto Brasília Capital do Ipê — de criação de quatro espaços enfeitados com as cores da planta (amarela, branca, rosa e roxo) em pontos diferentes do Distrito Federal. A Praça da Paz será a primeira a ser entregue à população. Na ocasião, serão plantadas dez mudas — até agora foram 148 — e lançado o primeiro museu digital do projeto. Cada praça terá um. Serão cerca de 20 totens com mensagens referentes à paz enviadas pela população e que poderão ser acessadas pelo celular via QR Code. O evento, que começará às 8 horas, terá corrida e apresentações musicais. Escolas também devem participar estimulando redações sobre o tema. “Essa campanha é um estímulo para cultivar valores importantes na construção de uma cidade melhor. O ipê é uma árvore exuberante, com a característica fantástica de florescer no tempo de seca e Brasília adotou essa árvore como símbolo”, disse o governador, durante visita à praça, na manhã deste sábado (5). A campanha lançada terá peças publicitárias, que circularão durante todo o mês, de incentivo à discussão sobre a paz. As pessoas que quiserem ter sua mensagem divulgada podem enviar o conteúdo por WhatsApp (9922-1010) ou por meio do site www.brasiliacapitaldoipe.com.br. “Com isso, criaremos uma verdadeira corrente do bem”, diz o vice-presidente de Criação do Digital Group, Wesley Santos. A empresa é uma das parceiras do projeto, que ainda envolve o governo de Brasília, a Rede Globo e o Correio Braziliense. Segundo Santos, a ideia é que sejam discutidas e repensadas atitudes simples do dia a dia. “É preciso perceber que a maneira como você fala e o modo como você dirige e reage aos problemas pode ser uma maneira de difundir a paz.” O projeto O governador Rodrigo Rollemberg participou, em 19 de dezembro, do plantio de 35 mudas de ipês-amarelos no local onde será a Praça da Cidadania, próximo ao Teatro Nacional. O projeto Brasília Capital do Ipê planeja a construção de quatro praças, com temas e cores de ipês diferentes. Todas serão inauguradas até outubro de 2017, uma a cada semestre. Em outubro será aberta mais uma, provavelmente a Praça da Cidadania, próximo ao Teatro Nacional, na área central do Plano Piloto, com 188 ipês-amarelos. As Praças do Respeito e do Amor, a serem criadas em 2017, serão no Taguaparque, em Taguatinga, e na Quadra 3 de Sobradinho, respectivamente. A primeira terá 182 ipês-roxos, e a segunda, 165 ipês-rosas. Parceria A parceria entre o governo de Brasília, a Rede Globo, o Correio Braziliense e o Digital Group foi fechada por meio de um termo de cooperação. Ao Executivo local cabe a cessão do lugar, a doação das mudas e a infraestrutura dos espaços. Os meios de comunicação serão responsáveis pela divulgação da iniciativa, e o Digital Group, pela elaboração da publicidade. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é responsável pelas mudas e pela infraestrutura das praças, como piso, bancos de madeira e canteiros de flores.

Município de Brasília

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Brasília, Distrito Federal, possuia 2.570.160 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 444.07 e a área total do município era de 5787.784 km². Quem nasce em Brasília é chamado de brasiliense.

Você mora em Brasília e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Brasília está localizado no estado do Distrito Federal. Bandeira do Distrito Federal Bandeira do Distrito Federal

O resultado abaixo é baseado na opinião dos internautas em relação às principais secretarias no município de Brasília