Ceará

21/11/2015 13h43, atualizado em 21/11/2015 14h44 21/11/2015 13h43 Fortaleza - CE

Prefeito Roberto Cláudio assina ordem de serviço de Centro de Educação Infantil

Prefeitura de Fortaleza (CE)
Foto: Marcos Moura Assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira (20/11) . Foto: Marcos Moura Assinatura ocorreu na manhã desta sexta-feira (20/11)

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, assinou, na manhã de sexta-feira (20/11), a ordem de serviço para construção do Centro de Educação Infantil (CEI) do bairro Jangurussu. Na ocasião, ele anunciou a reforma da Escola Prof. Antônio Girão Barroso, centro de ensino em tempo integral, onde também será construída uma nova quadra poliesportiva . A partir de agosto de 2016, crianças da localidade do Sítio São João, no grande Jangurussu, poderão contar com mais um equipamento para o fortalecimento da educação na região. O novo CEI terá 1.510,23m² de área total e contará com oito salas de aulas, fraldário, sala de leitura e biblioteca, copa, refeitório, despensa, cozinha, solarium (espaço externo para atividades ao ar livre), sala de repouso para as crianças, rouparia, lavanderia e sala de professores. O objetivo é possibilitar que as crianças da cidade tenham melhores condições de vida, por meio do ensino, como explicou Roberto Cláudio. “Nesse terreno, iniciamos hoje as obras de uma pré-escola e creche, um centro de educação infantil que atenderá um pouco mais de 200 crianças. De um a três anos, funcionará em tempo integral, e de quatro a cinco anos, no Infantil IV e V, em dois turnos, manhã e tarde. Vamos fazer aqui um grande complexo com enfoque nas crianças e nos jovens. Creche e pré-escola, uma areninha ao lado, e, já funcionando, uma escola em tempo integral com uma nova quadra”, disse. De acordo com o secretário da Educação de Fortaleza, Jaime Cavalcante, a iniciativa mostra o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento do ensino da população mais carente da cidade. “O prefeito Roberto Cláudio está investindo bastante nos bairros da periferia de Fortaleza. 90% das creches vão ser construídas nas Regionais V, VI e I. Isso justifica e reforça a preocupação que o Prefeito tem em relação as crianças e as suas mães. Só aqui no Jangurussu, já temos uma escola em tempo integral, vizinho à escola vamos construir uma quadra coberta e, aqui, estamos construindo uma creche para atender as crianças de um a cinco anos”, afirmou. Para a costureira Maria Lucineide lima, o Centro de Educação Infantil traz boas novas às mães da região. “Essa foi uma ótima ideia, assim irá amparar as crianças, as mães vão poder trabalhar e deixar os filhos na creche. Vai ter o lazer das crianças, elas vão ficar mais seguras. Já as mães vão ficar despreocupadas, pois vão ter a certeza que os filhos estão na creche. Isso traz uma paz”, declarou. César Pinheiro, educador esportivo que atua na comunidade, atentou para o compromisso que a Prefeitura de Fortaleza tem tido com os moradores locais, ouvindo sempre as necessidades da população. “Essa gestão está muito voltada para desenvolver projetos importantes e anseios antigos da nossa comunidade, como a creche e essa areninha, beneficiando as crianças aqui da localidade. Quero salientar, também, que está é uma gestão muito participativa. Nós nunca vimos um prefeito andar tanto por Fortaleza, visitando e inaugurando obras. O povo opina, está junto incentivando, solicitando e recebe o retorno dele”, completou. Para a construção do equipamento serão investidos R$ 2.336.367,23, oriundos do Tesouro Municipal e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A Prefeitura de Fortaleza já entregou à população 61 novas unidades. Com essas ações, a rede municipal teve um aumento de mais de 50% nas matrículas de creche, de 2012 para 2015. Até o próximo ano, o número desse tipo de equipamentos chegará a 100, batendo o recorde histórico de centros de ensino desse tipo na capital. Intervenções no Jangurussu Além das ações na educação e no esporte como as que ocorrem na escola em tempo integral Prof. Antônio Girão Barroso, que receberá reformas e construção de uma quadra poliesportiva, a construção de um novo CEI e de uma Areninha na região, a Prefeitura vem desenvolvendo ações em diversas áreas do grande Jangurussu, como, por exemplo as da Avenida Catolé (já entregue), a duplicação da avenida Valparaíso e o anúncio de futuras intervenções no Conjunto Jagatá, que receberá nova iluminação pública, ações de urbanismo e limpeza.

Redes Sociais da Prefeitura de Fortaleza

Município de Fortaleza

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Fortaleza, Ceará, possuia 2.452.185 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 7.79 e a área total do município era de 314.927 km². Quem nasce em Fortaleza é chamado de fortalezense.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Fortaleza e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Fortaleza está localizado no estado do Ceará. Bandeira do Ceará Bandeira do Ceará

AVALIAÇÃO