Eunápolis

Bahia

23/01/2017 17h47, atualizado em 23/01/2017 19h09 23/01/2017 17h47 Eunápolis - BA

Gestores da Saúde na Bahia estão em alerta contra febre amarela

Prefeitura de Eunápolis (BA)
Foto: Divulgação . Foto: Divulgação

Mesmo sem registro de febre amarela, gestores municipais de saúde do extremo sul da Bahia se reuniram, na tarde desta quarta-feira [18], em Teixeira de Freitas, com técnicos da secretaria de saúde do estado [Sesab] para discutir a intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, um dos vetores do vírus da febre amarela, além da dengue, Zika e Chikungunya.  O encontro foi na sede da antiga 9ª Dires.

O objetivo, de acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Maria Aparecida Araújo Figueiredo, é ampliar as ações de rotina a fim de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da doença em áreas urbanas. “Os municípios podem solicitar à Sesab os carros fumacê, caso necessário, além de serem alertados para a vacinação seletiva contra a febre amarela em regiões que fazem limite com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo”, disse ela.

“Vamos fazer um alinhamento com todos os gestores sobre a situação epidemiológica da febre amarela no país e, como houve casos da doença em Minas Gerais, especialmente no norte do estado, numa região muito próxima ao extremo sul da Bahia, a Sesab considerou pertinente nossa vinda à região para que pudéssemos discutir ações para evitar o aparecimento da doença”, reforçou a diretora da Divep.

Participaram da reunião a secretária de saúde de Eunápolis, Stela dos Santos Souza, que também é presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems); de Porto Seguro, Edna Alves; de Santa Cruz Cabrália, Márcia Quarema; o diretor do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, Rodrido Kuada; além de técnicas da Sesab e das secretarias de saúde de alguns municípios do extremo sul da Bahia.

DIA DE AÇÃO EM EUNÁPOLIS

A gestora de Eunápolis informou que todos os postos de saúde do município estão abastecidos com a vacina contra a febre amarela. Stela Souza lembrou que apesar de não estarmos localizados na área de risco [conforme portaria do M.S.], “o aporte maior de vacinas é importante porque temos um fluxo humano migratório importante, vindo das áreas afetadas de Minas Gerais para o extremo sul em busca das regiões praianas”.

"Estamos em alerta no estado, uma vez que fazemos fronteira com Minas Gerais. Trata-se de um reforço de ações rotineiras, com monitoramento e observação", afirmou a secretária. Ela destacou as ações de prevenção que serão realizadas em Eunápolis, por iniciativa do prefeito Robério Oliveira, que convocou todas as secretarias do município para o dia de Ação nos bairros, que começou nesta quinta-feira [19] no bairro Juca Rosa.

Em Eunápolis, a diretora da Vigilância Epidemiológica da secretaria municipal de saúde, Kelly Rebouças, disse que “a imunização contra a febre amarela segue o protocolo normal para a doença e que a população não precisa se alarmar porque não há casos de febre amarela na Bahia e que todos os postos de saúde estão atendendo rotineiramente”.

por Ascom/Secretaria Municipal de Saúde de Eunápolis - Atendimento à imprensa (73) 98168-2525

Redes Sociais da Prefeitura de Eunápolis

Município de Eunápolis

De acordo com o censo realizado em 2010 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município de Eunápolis, Bahia, possuia 100.196 habitantes. A densidade demográfica (habitantes por km²) era de 84.98 e a área total do município era de 1179.115 km². Quem nasce em Eunápolis é chamado de eunapolitano.

Assine nossa newsletter

Receba nossas notícias por e-mail

Você mora em Eunápolis e se preocupa com a qualidade e investimentos na Saúde, Educação, Segurança e outras áreas importantes em seu município?

Saiba como participar

Brasão Oficial

Eunápolis está localizado no estado da Bahia. Bandeira da Bahia Bandeira da Bahia

AVALIAÇÃO