Itueta

História de Itueta - MG

Itueta
Minas Gerais - MG

Entre os antigos moradores da região podem ser citados: Coronel Leopoldo de Melo Carneiro, Antenor de Souza, Francisco Siqueira, Olegário Siqueira, Manoel Leitão, Domervil Souza Bastos, Henrique e Guilherme Neitzel, Capitão Manoel Teodoro Corrêa, Eduardo José Coutinho, Alberto Ohnisorg, Hidelbrando Gualberto, Eduardo Ferreira Dias, entre outros.

Após a guerra mundial de 1914, o Governo Estadual promoveu a instalação da colônia de Bueno Brandão na margem esquerda do Rio Doce no território do atual município de Ituêta, onde se fixaram vários colonos de origem alemã. Na margem direita do Rio Doce, nas cabeceiras do córrego Quatis, formou-se uma colônia de origem italiana, que assim como os alemães, muito contribuiram para o desenvolvimento das atividades agrícolas de Ituêta.

O progresso do município, porém, somente adquiriu rápido e vigoroso impulso em 1925, quando o Coronel Osório Barbosa de Castro e Silva, membro de tradicional família de Palma (MG), transferiu-se para a região onde comprou uma grande propriedade agrícola denominada "Fazenda da Barra dos Quatis". Neste mesmo ano, Coronel Osório conseguiu a ida para o local de vários colonos, carpinteiros e pedreiros vindos de Palma (MG), e com o auxílio dos mesmos construiu uma casa enorme, quase na foz do Córrego Quatizinho, afluente da margem direita do Rio Doce, que ficou sendo a sede da fazenda e para onde levou sua numerosa família.

À época do Coronel Osório, teve o município inúmeros melhoramentos, entre os quais figuram: a construção da primeira estrada de rodagem de automóveis da região, com 36 km; a construção de um desvio na ferrovia Estrada de Ferro Vitória - Minas até a sede do município, e de uma estação ferroviária localizada nas proximidades da Barra do Córrego Quatis.

Com a o advento da construção da Usina Hidrelétrica de Aimorés, no período de 2001 a 2005, e consequentemente pela formação do lago, a cidade de Ituêta, até então localizada na margem direita do Rio Doce, foi totalmente demolida e relocada para as margens da BR 259, na altura do trevo para o distrito de Quatituba e o município de Santa Rita do Ituêto, sendo o novo local escolhido pela própria comunidade e a cidade planejada.

O topônimo Ituêta é de origem indígena e significa "Muitas Cachoeiras", sendo: Itu = cachoeira, e Eta = muitas.

Gentílico: ituetense

Foi criado o distrito de Ituêta pelo decreto-lei nº 148, de 17 de dezembro e 1938, com território desmembrado do distrito de Resplendor, município de Aimorés; e passou a integrar o município de Resplendor criado pela mesma lei.

O município de Ituêta foi criado pela lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, desmembrado do município de Resplendor. O município é formado por dois distritos: Ituêta (sede) e Quatituba.