Itaverava

Minas Gerais

História de Itaverava - MG

O descobrimento de Itaverava se verificou no século XVII, tendo, portanto, dos primeiros arraiais auríferos de Minas. Segundo a tradição, a povoação de Itaverava foi fundada por duas Bandeiras de exploradores, vindo uma de São Paulo e outra do Rio de Janeiro, em princípios do século XVIII, as quais aí encontravam-se e deixaram algumas pessoas para fazerem plantações que as suprissem de gêneros alimentícios durante a exploração.

Itaverava é um vocábulo da língua tupi, falada pelos índios do litoral e pelos bandeirantes paulistas. Esse vocábulo se compõe de dois temas: Ita que significa pedra e Beraba que significa fascinante, brilhante. De sorte que Itaverava quer dizer pedra fascinante ou pedra brilhante.

Em 1965, em demanda do Itacolomi por Itaverava passaram os primeiros e valorosos paulistas, formando o que se denominava, então um a Bandeira. Permaneceram no lugar por algum tempo; fizeram plantações para o abastecimento futuro da gente da Bandeira rumando depois para o ponto que colimava o Itacolomi. Itaverava teve, em outros tempos, sua época célebre, seu período áureo, assinalados pela opulência, esplendor e suntuosidade de sua vida.

Diversas Bandeiras chegaram a região com o objetivo de encontrar mais minas. Após a formação do arraial de Itaverava, foi edificada a sua primeira igreja, dedicada a Santo Antônio de Lisboa, em 1726, que se transformou em matriz da localidade.

No sec. XVIII, quando ainda pertencia ao Termo de Vila Rica, era comum a grafia Itaberaba. Não há discrepâncias em relação a significação do topônimo: "pedra brilhante" ou "pedra reluzente".

GENTÍLICO: Itaveravenses.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
O Distrito foi criado por ordem régia de 16 de janeiro de 1752, pertencendo ao Termo de Queluz de Minas, hoje Conselheiro Lafaiete.

Foi elevado à categoria de município pela Lei Nº 2764, de 30 de dezembro de 1962, desmembrado de Conselheiro Lafaiete. E, pela mesma Lei, criou-se o Distrito de Monsenhor Izidro (ex Sobrado).

O Município é composto de dois distritos: Itaverava (sede) e Monsenhor Izidro.

O Município é subordinado judicialmente à Comarca de Conselheiro Lafaiete.