Itamarandiba

História de Itamarandiba - MG

ITAMARANDIBA
MINAS GERAIS - MG

Indígenas, provavelmente bororos, foram os primitivos habitantes do atual Município de Itamarandiba, restando de sua presença apenas machados e cachimbos de pedra.

Controvertida é a origem da fundação da cidade, atribuída, segundo uns, a Fernão Dias Pais Leme e consolidada por paulistas e, segundo outros, nascida da necessidade de comunicação entre os habitantes da vila do Fanado, atual Minas Novas, com os de outras vilas. Acredita-se que, atraídos pela riqueza e fertilidade das terras, pioneiros aí se tenham fixado, dando origem ao povoado de São João Batista, favorecido por diversos cursos de água.

O núcleo estabeleceu na agricultura as bases da sua economia, dando início, mais tarde, a pequena atividade industrial, com o fabrico de tecidos e até botões feitos de madeira, casca de coité e caramujo, e cobertos de linha. Em 1780, já o ferro era fundido para produção de enxadas, machados, foices, pregos e cravos. As novas casas foram edificadas com alicerces de pedras e paredes de adobe ou tijolo. Construíram-se o grupo escolar e a cadeia pública. Em 1923, São João Batista recebeu o topônimo de Itamarandiba, vocábulo de origem indígena, derivado (segundo Saint-Hilaire) de ita-pedra, mirim-pequena e ndibá que se move juntamente com outras.

O distrito foi criado pela Lei provincial nº 184, de 3 de abril de 1840; e o Município, com a denominação de São João Batista e território desmembrado do de Minas Novas, pela Lei provincial nº 1 136, de 24 de setembro de 1862, ocorrendo a instalação a 29 de março de 1865. A Lei estadual n° 1 780, de 21 de setembro de 1877, concedeu foros de cidade à vila de São João Batista, sendo a criação do distrito-sede do Município desse nome confirmada pela Lei estadual n° 2, de 14 de setembro de 1891. A Lei estadual n° 843, de 7 de setembro de 1923, mudou-lhe a designação e de seu distrito-sede para Itamarandiba. É composto de 5 distritos: Itamarandiba (sede), Aricanduva, Carbonita, Padre João Afonso. e Penha de França. É comarca desde 2 de julho de 1876, por força da Lei n° 2 209.