Ibiaí

História de Ibiaí - MG

Ibiaí
Minas Gerais - MG

Grande parte da região de Montes Claros, onde se localiza o município, foi desbravada por bandeirantes e colonizadores à busca de ouro e pedras precisosas ou terras agricultáveis. As referências mais antigas sobre o início da povoação remontam ao século XVIII, quando por aqui passou o Padre Pizarro, secretário do Arcebispo do Rio de Janeiro, já encontrando um núcleo formado com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Extrema.

A navegação pelo rio São Francisco, um comércio ativo de sal e a criação de gado bovino, presume-se, foram os fatores determinantes da ocupação do território. Este rítimo de evolução foi incentivado, a partir de 1920, com a implantação da estrada de ferro ligando Corinto a Montes Claros, passando o transporte a ser feito pela navegação, por ferrovia e via animal. Com o evento da exploração agropecuária, passou a comunidade a se dedicar a este tipo de atividade que viria a se tornar a base maior da economia municipal.

Sem uma origem local, o topônimo é um vocábulo Tupí-guaraní que significa "o rio do planalto". IBIA = terra alta, o planalto + = o rio.

Gentílico: ibiaiense

Distrito criado com a denominação de Conceição da Extrema, pela lei , provincial nº 377, de 09-10-1848.

Pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, o distrito de Conceição da Extrema passou a chamar-se Borba do Rio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Conceição de Extrema (ex-Borda do Rio), figura no município de Inconfidência.

No quadro de apuração do Recenseamento Geral 1-IX-1920, figura no município de Inconfidência o distrito denominado Extrema (ex-Conceição da Extrema).

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Extrema passou a chamar-se Borba do Rio.

Pela lei estadual nº 921, de 24-12-1926, o distrito de Borba do Rio passou a chamar-se Ibiaí.

Pela lei estadual nº 1035, de 20-09-1928, o município de Inconfidência passou a denominar-se Coração de Jesus.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Ibiaí (ex-Borba do Rio), figura no município de Coração de Jesus (ex-Inconfidência).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibiaí, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Coração de Jesus. Sede no antigo distrito de Ibiaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.

Pela lei estadual nº , de , é criado o distrito de Bom Jesus de Vereda e anexado ao município de Ibiaí.
Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alterações toponímicas distritais
Conceição da Extrema para Borda do Rio alterado, pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911.

Borda do Rio para Extrema alterado em 1-IX-1920.

Extrema para Borba do Rio alterado, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.

Borba do Rio para Ibiaí alterado, pela lei estadual nº 921, de 24-12-1926.