Guaxupé

Minas Gerais

História de Guaxupé - MG

A exemplo do que acontece com quase todas as cidades do Brasil, a memória histórica de Guaxupé, é frágil e confusa. Com o tempo, fatos e acontecimentos que marcaram uma época se perdem aos olhos de poucos interessados que procuram revelar e registrar a história. Muitos dos fatos foram sendo passados de pai para filho, através da história oral e muito se perdeu no tempo.

O que consta em livros, revistas, almanaques, trabalhos individuais de memorialistas é quase sempre parcial e sempre exaltam um passado glorioso. Homens corajosos e cheios de vontade que saíam em busca de aventuras e um futuro melhor, quase sempre retratados como heróis de um passado longínquo.

Guaxupé, como muitas das cidades mineiras, nasceu com o fim da mineração. A cidade foi fruto de homens que saíam em busca de terras virgens, desbravando as matas que iam de São João Del-Rei aos lados da divisa com a Província de São Paulo.

Distrito criado com a denominação de Guaxupé pela Lei Provincial n.º 1.189, de 23-07-1864, e pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado aos municípios de Jacuí e São Sebastião do Paraíso.

Pela Lei Provincial n.º 2.500, de 12-12-1878, o distrito de Guaxupé foi transferido dos municípios de Jacuí e São Sebastião do Paraíso para o de Muzambinho.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Guaxupé pela Lei Estadual n.º 556, de 30-08-1911, sendo desmembrado de Muzambinho. Sede na antiga vila de Guaxupé. Constituída do distrito sede. Instalada em 01-06-1912.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 a vila é constituída do distrito sede.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Guaxupé pela Lei Estadual n.º 663, de 18-09-1915.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.058, de 31-12-1943, o município de Guaxupé perdeu parte do seu território para o novo município de São Pedro da União.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.