Galiléia

GALILÉIA
Minas Gerais - MG

HISTÓRICO
Os primeiros habitantes de Galiléia surgiram na foz do córrego São Tomé, na localidade hoje denominada Arizona. Em 1925/1926, José Pereira Sete e Antônio Alves da Rocha tomaram posse de terras no local. O primeiro, na barra do córrego São Tomé, e o segundo, distante daquele cerca de 12 kilometros. Em 1926, Jose Pereira Sete doou o terreno para a construção do patrimônio do futuro Povoado, o qual recebeu o nome de São Tomé, pertencente ao Distrito de Igreja Nova, no município de Itambacuri.

Em 1938, o Povoado de São Tomé foi elevado à categoria de Distrito, pertencente ao recem criado município de Conselheiro Pena. Em 1943, o topônimo do Distrito foi alterado para Moscovita, alusão a uma variedade de mica encontrada na região. A denominação não agradou aos habitantes e, ao emancipar-se em 1948, o município recebeu o topônimo de Galiléia, em homenagem à terra natal de São Tomé.

GENTÍLICO: galileense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
O Povoado de São Tomé foi elevado à categoria de Distrito, pertencente ao município de Conselheiro Pena, pela lei nº 148, de 17/12/1938.

O Distrito de São Tomé teve seu topônimo alterado para Moscovita, em 1943.

O Distrito de Moscovita foi emancipado pela lei nº 336, de 27/12/1948, e teve seu topônimo alterado para Galiléia.

O Município de Galiléia é formado de 3 distritos: Galiléia (Sede); Sapucaia do Norte e Santa Cruz de Galiléia.