Formoso

História de Formoso - MG

HISTÓRICO

O Município de Formoso, situado no Noroeste de Minas, a 860 Km de Belo Horizonte e 268 Km de Brasília, tem seu povoamento associado a ocupação pecuária na segunda metade do século XVIII. Próximo à cidade foi instalado o Registro Fiscal de Santa Maria, fronteira Goias-Minas, em 1736 por ordem de D. João V. Em 1778 a Fazenda Formoso foi registrada no roteiro de viagem de D. Luiz da Cunha Menezes, nomeado Governador da capitania goiana. Em 1800 o território formosense foi oficialmente incorporado a Minas Gerais como integrante do vasto município de Paracatu. São Familias pioneiras de Formoso os Tavares, Ornelas, entre outras. A Lei Provincial 1713 de cinco de outubro de 1870 elevou Formoso a condição de DISTRITO DE PARACATU. A Lei Estadual 843 de sete de setembro de 1923 o transferiu para o município de São Romão. A Lei Estadual 2764 de 30 de dezembro de 1962 aprovou sua EMANCIPAÇÃO POLÍTICA mediante projeto de autoria do deputado Lourival Brasil Filho. Primeiro de março de 1963 é a data de instalação do Município (Festa da Cidade). Já foram seus prefeitos Vanderlino de Almeida Ornelas, Osvaldo da Silva Ornelas, José Botelho de Castro, Lourival Andrade Ornelas, Nelson Dias Andrade, Orlando José da Silva e Luiz Carlos da Silva, reeleito em 2008.