Estrela Dalva

Minas Gerais

História de Estrela Dalva - MG

Índios da tribo dos Guaranis parece ter sido os primeiros habitantes da região onde hoje se encontra o Município de Estrela Dalva. Algumas evidências de sua presença são utensílios e peças de cerâmica aí encontrados.

As informações sobre a origem da atual cidade de Estrela Dalva são precárias. Consta que o primeiro núcleo surgiu em torno da sede da fazenda de um certo Maia, ficando conhecido como Arraial dos Maias. Posteriormente passou a chamar-se São Sebastião da Estrela. Foi elevado a distrito pela Lei nº 2988, de 14 de outubro de 1882, integrando o município de Além Paraíba. Incorporado ao município de Volta Grande, com o nome de Estrela (Decreto-Lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938), teve seu nome alterado para Estrela Dalva por força do Decreto-Lei nº 1058, de 31 de dezembro de 1943. Em 1953, Lei 1039, de 12 de dezembro concedeu-lhe existência autônoma como município. Pela mesma lei, Estrela Dalva foi elevada à categoria de cidade.