Dom Viçoso

História de Dom Viçoso - MG

HISTÓRICO -
A antiga "Fazenda do Rosário" foi o nucleo em torno do qual se desenvolveu o povoado que recebeu, mais tarde, o nome de Dom Viçoso.

O principal incentivador desse movimento inicial foi o Dr. Augusto Capistrano de Alkimim, que conseguiu a tranferência da sede do antigo bairro Dom Viçoso para a fazenda mencionada.

DIVISÃO ADMINISTRATIVA -
A Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, confirmou a criação do Municipio de Cristina, dele fazendo parte na Divisão Administrativa de 1911, o Distrito de Dom Viçoso, além daquele da sede.

O Distrito de Dom Viçoso, foi cedido ao Município de Silvestre Ferraz em razão da Lei estadual nº 843, de 07 de setembro de 1923, e perdeu parte de seu território para o distrito-sede de Maria da Fé, em virtude de Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, que estatuiu a Divisão territorial do Estado, para o quinquênio 1939-1943.

O Distrito foi elevado a Município com o nome de Dom Viçoso, pelo Decreto-lei estadual nº 1039, de 12 de dezembro de 1953, que determinou a Divisão Territorial do Estado para o quinquênio 1954-1958.Por esse diploma, o município compõem-se de um so distrito, o da sede, desligado do território do Município de Carmo de Minas, ex Silvestre Ferraz.

FORMAÇÃO JUDICIÁRIA -
Pela Divisão Territorial do Estado, fixada pelo Decreto-lei estadual nº 1.039, de 12 de dezembro de 1953, para vigorar no quinquênio 1954-1958, o Municípuio de Dom Viçoso continua Jurisdicionado ao Têrmo e à Comarca de Carmo de Minas, ex-Silvestre Ferraz.