Divisópolis

História de Divisópolis - MG

Divisópolis
Minas - MG

A história do município tem início com a chegada dos cobradores de impostos Sérgio Chaves e João Antônio Dutra às terras conhecidas como Gerais, em 1936. A região era conhecida como Boca da Mata e, devido à descrença no progresso do lugarejo, passou a se chamar "Só se vendo", surgindo assim o cognome "Sósseveno".

Em 1953, o povoado recebe a denominação de Divisópolis, por estar situado na divisa entre Minas Gerais e Bahia . No mesmo ano, torna-se distrito de Almenara. A criação do município se deu em 1992.

Distrito criado com a denominação de Divisópolis (ex-povoado), pela Lei Estadual 1039, de 12-12-1953, criado com terras desmembradas do distrito de Pedra Grande, subordinado ao município de Almenara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Divisópolis, figura no município de Almenara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado a categoria de município com a denominação de Divisópolis, pela Lei Estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Almenara.

Sede no antigo distrito de Divisópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.