Desterro De Entre Rios

História de Desterro De Entre Rios - MG

Não há documentos que atestem com precisão a história da fundação de Desterro de Entre Rios.

Sabe-se apenas que, mais ou menos nos meados do século XVIII, existiam na região, radicados e possuidores de algumas propriedades três fazendeiros irmãos, donos da Fazenda do Sobrado, e mais Francisco Viçoso.

Era este último um elemento dado a valentias e que vivia em constantes desavenças com os demais habitantes. Sua fazenda ficara conhecida como Fazenda das Contendas, tantas eram as suas constantes brigas.

O Visconde de Barbacena, conhecedor desses fatos, obrigou o turbulento fazendeiro a emigrar.

Seus parentes, segundo reza a tradição, mandaram levantar uma capela em honra à Nossa Senhora do Desterro, segundo se diz, em decorrência do acontecido.

Em 10 de outubro de 1882, elevou-se à categoria de paróquia, dando-lhe o título de Nossa Senhora do Desterro de Entre Rios, pois já pertencia ao município de Entre-Rios.

Em 17 de janeiro de 1884, foi instituída canonicamente. Daí por diante passou o lugar a ser designado por Desterro de Entre Rios.

GENTÍLICO: Desterrense.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:
Na "Divisão Administrativa do Brasil, em 1911" figura Desterro de Entre Rios como distrito de Entre Rios de Minas.

A Lei Estadual nº 1069 de 12 de dezembro de 1953 cria o município com o mesmo nome, desmembrando-se de Entre Rios de Minas.

Desterro de Entre Rios é constituído de três distritos: Desterro de Entre Rios (sede), Pereirinhas e Sebastião do Gil.

O município é subordinado juridicamente à Comarca de Entre Rios de Minas.