Datas

Minas Gerais

História de Datas - MG

Datas Minas Gerais - MG

O início do povoamento desta localidade deu-se pelo idos de 1825, tendo como origem idêntica das demais cidades influenciadas pelas descobertas do ouro e diamante da região do Tijuco, que já era, até então, um florescente arraial.

Os intrépidos aventureiros chamados garimpeiros, para lá foram em busca da riqueza que se escondia debaixo daquele selo ainda inexplorado que para garimpa-lo tinham que ter uma autorização do Rei de Portugal, e para isso, recebiam uma DATA que significava um lote de terra marcada para a sua exploração.

A busca foi feliz ao encontrarem, com abundância, o cobiçado Diamante nos veios dos rios, sobretudo no veio do Rio de Datas. Aumentava continuamente o número de garimpeiros para minerarem na Datas do Rei, e tão grande foi a quantidade de lotes ou datas marcadas, que a região, mais tarde, ficou conhecida por DATAS DEL REI.

A descoberta daquelas pedras preciosas atraíram para ali, garimpeiros mais abastados com levas de escravos e comerciante de origem portuguesa, que para lá levaram os primeiros carpinteiros, pedreiros, ourives, barbeiros, alfaiates, etc. graças à fama da pedra em destaque, o diamante, encontrado na região. Em 1870 foi erigida a Igreja do Divino Espírito Santo, padroeiro da localidade, sendo inaugurada em 25 de agosto do mesmo ano, solidificando, assim, a idéia do núcleo de povoamento que surgia.

Origem do Topônimo: O seu primeiro nome foi Datas DEl Rei, originado das Datas, que significavam lotes de terra marcadas com autorização do Rei de Portugal, para os garimpeiros minerarem naquela localidade. Mais tarde, com a separação da Coroa de Portugal ficou somente
o nome de DATAS, permanecendo este mesmo nome quando foi elevada à categoria de vila, em 1891.

Como foi descrito sobre os primeiros habitantes, a busca do ouro e do diamante, foi sem dúvida a responsável pelo elemento civilizado se fixar naquela localidade. Através das Datas d`El Rei, que eram marcadas mediante autorização para garimpagem, foram fatores determinantes da ocupação do território, por garimpeiros, e a origem portuguesa e negra (escravos) que para lá foram. Aliados à garipagem existiam também a agricultura e o comércio que contribuíram com o encargo de rete-los na comunidade e na região.

Gentílico: datense

Formação Administrativa:
Distrito criado com a denominação de Espírito Santo das Datas, pela lei provincial nº 1357, de 06-11-1866, e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Diamantina.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Espírito Santo das Datas, figura no município de Diamantina.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Espírito Santo das Datas, passou a denominar-se simplesmente Datas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Datas figura no município de Diamantina.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de I-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Datas, Pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Diamantina. Sede no antigo distrito de Datas. Constiuído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Espírito Santo das Datas para Datas alterado, pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923.