Cruzília

Minas Gerais

História de Cruzília - MG

Os primeiros habitantes da região foram faíscadores de ouro, vindos provávelmente da província de São Paulo, e que exploraram o ouro de aluvião, encontrado nas encostas de morros, na margem de córregos do local. Segundo a tradição, em 1858 estabeleceu-se no sopé de uma colina denominada "Serrinha" aquele que iniciou o povoado, o Capitão Manoel Domingos Maciel Em 15 de agosto de 1862, foi consagrada a primeira capela que recebeu como orago São Sebastião. O nome Cruzília ou "Terra da Cruz" é derivado do primitivo nome da localidade - "encruzilhada". Originou-se este nome o fato de o povoado localizar-se ao lado de uma encruzilhada formada por duas importantes estradas do período colonial, que ligavam os municípios de São João del Rei, Aiuruoca e Rio de Janeiro à região aurífera de Minas Gerais.

Formação Administrativa:
Pela Lei estadual nº 1.997, de 14 de novembro de 1873, passou o povoado à categoria de distrito, subordinado ao município de Baependi, com o nome de São Sebastião da Encruzilhada. Pela Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948, elevou-se à município, desmembrando seu território do município de Baependi.