Córrego Fundo

História de Córrego Fundo - MG

Córrego Fundo
Minas Gerais - MG

Conta a lenda que alguns tropeiros, que viajavam em direção à Serra da Canastra, acampavam próximo à um córrego, no interior de Minas Gerais, quando um deles se afogou.

Segundo os relatos, nesta época, a cidade de Córrego Fundo limitava-se ao córrego, em cujas margens ficava uma casinha, ponto de referência e pernoite dos viajantes.

No local, Domingos Antônio da Silveira fundou, em meados do século XVII, a Fazenda de Córrego Fundo. A partir daí formou-se o povoado, que deu origem ao município.

Distrito criado com a denominação de Córrego Fundo (ex-povoado), pela Lei Estadual 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Formiga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Córrego Fundo, figura no município de Formiga.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado á categoria de município com a denominação de Córrego Fundo pela Lei Estadual 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Formiga.

Sede no antigo distrito de Córrego Fundo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.