Cordislândia

História de Cordislândia - MG

HISTÓRICO:A região banhada parcialmente pelo rio Sapucaí, onde está incrustado o Município, teve os bravos índios Abatingueiras como seus primitivos habitantes, sendo eles, posteriormente, eliminados pelos Cataguás.  Quanto ao território cordislandense, sem registros seguros da presença indígena, recebeu o colonizador branco a partir de 1.860, quando o fazendeiro José Paredes Viana, pernambucano que residia na Fazenda Ipiranga, localizada nestas paragens,  fundou um povoado com a denominação de Paredes.  Contemplado com solo fértil o território foi logo povoado graças ao afluxo de novos moradores, atraídos pela facilidade de formação de lavouras.  Algum tempo após o início da edificação do arraial,  Joaquim Silvério Grilo e José Máximo doaram terrenos para as primeiras construções, inclusive o cemitério e a igreja.  Em 1.889, instalava-se uma escola tendo D. Vitalina Pereira como professora e, logo a seguir, criava-se a Agência Postal sendo seu agente o Sr. Francisco Tomaz Arantes.  Em 1.930, inaugurava-se a iluminação elétrica.  Em 1.945 era criada a Paróquia, tendo o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro.  Ainda hoje, a principal atividade econômica do município é a agropecuária, com a produção de café e leite.O nome de Paredes do Sapucaí foi adotado em 1.911, em substituição ao primitivo nome de Paredes. Com a criação do município, em 1.962, foi mudado para a denominação atual de Cordislândia.  O topônimo, que significa terra do coração, originou-se de homenagemm prestada ao padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus.GENTÍLICO: Cordislandense.FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA:O distrito, com a denominação de Paredes do Sapucaí e pertencendo ao município de São Gonçalo do Sapucaí, foi criado pela Lei n.º 556, de 30 de agosto de 1.911.O município foi criado pela Lei n.º 2.764, de 30 de dezembro de 1.962, alterando-se a denominação de Paredes do Sapucaí para Cordislândia. Trata-se de município de distrito único.