Congonhas Do Norte

História de Congonhas Do Norte - MG

Nos primórdios de sua ocupação uma caravana de paulistas, comandada por Fernão Dias Paes Leme e seu genro Manuel de Borba Gato, vasculharam a região a procura das tão sonhadas esmeraldas sempre no encalço da montanha resplandecente: o Itaberabuçu.

No período entre 1711 a 1715, fundaram uma localidade que se chamou Nossa Senhora do Pilar de Gaspar Soares.

Logo depois dividiram a Bandeira em duas, pois os dois bandeirantes iam à procura de ouro e outras pedras preciosas. Uma seguindo para o Nordeste, comandada por Fernão Dias e a outra para o Norte, comandada por Borba Gato.

Para evitar ataques de índios e animais selvagens, Borba Gato tomou o caminho das Campinas de cima da Serra da Lapa, pousando em diversos locais, Campo Redondo, Intendente, Riacho das Pedras, Carapinas, dentre outros. Após algum tempo acamparam em uma parte da serra e a ela deram nome de Congonhas de Cima da Serra da Lapa.

O nome Congonhas é devido à quantidade de plantas conhecidas pelo nome de Congonha ou Mate, que foram encontradas às margens dos rios da região. Ergueram ali uma pequena ermida, com cobertura de colmo (palha de coqueiro) e dentro colocou-se a imagem de Senhora SantAna. Descobriram pedras preciosas e cristais no local. A localidade era subordinada à antiga Freguesia de São Francisco de Assis de Paraúna.

Distrito criado com a denominação de Congonhas do Norte, pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Conceição do Sêrro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Congonhas do Norte, figura no município de Conceição do Sêrro.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual n.º 843, de 07-09-1923, o município de Conceição do Sêrro, teve sua denominação simplificada para Conceição.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Congonhas do Norte, figura no município de Conceição (ex-Conceição do Sêrro).

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.058, de 31-12-1943, o município de Conceição tomou o nome de Conceição do Mato Dentro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Congonhas do Norte, figura no município de Conceição do Mato Dentro (ex-Conceição).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Congonhas do Norte, pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1962, desmembrado de Conceição do Mato Dentro. Sede no antigo distrito de Congonhas do Norte. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2015.