Confins

História de Confins - MG

Confins
Minas Gerais - MG

A história de Confins se confunde com a da vizinha Lagoa Santa. Ambas abrigam lagoas e grutas que foram, a partir de 1835, objetos de pesquisa do renomado paleontólogo Peter Wilhelm Lund, famoso pela teoria sobre as origens da raça humana na América do Sul. Antes disso, o povoado servia de ponto de parada para tropeiros e bandeirantes que passavam pelo lugar. A cidade recebeu o nome de Confins devido à sua localização extrema, já que se encontrava, à época, nos limites das fazendas instaladas em toda a região.
Confins é referência obrigatória para os estudiosos de arqueologia, paleontologia e de formações minerais. Ossadas pré-históricas foram retiradas das grutas de Confins, assim como de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, e fazem parte do acervo do Museu de História Natural da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Já o Museu de Copenhague, na Dinamarca, guarda o crânio que ficou conhecido como "O Homem de Confins", um exemplar encontrado na Gruta de Confins. Na Lapa Mortuária, uma missão arqueológica feita por norte-americanos em 1950 encontrou 44 esqueletos, que hoje também estão no museu do Rio de Janeiro. Antes disso, Lund já havia achado três esqueletos em suas escavações no local. Outra importante área de estudo é o sítio paleontológico e arqueológico da Lapa do Galinheiro.
Confins não é apenas para estudiosos. Na região, existem excelentes hotéis-fazenda, que oferecem contato com a natureza e todo o conforto em ótimos quartos, restaurantes, saunas, piscinas, bares e passeios a cavalo em meio a muito verde. Também cercada de uma bela paisagem, está a Lagoa dos Mares, aberta à pesca. Perto dela, há boas pousadas e sítios de aluguel. Já no centro da cidade fica a Lagoa de Confins, formada por rocha calcária, que passa atualmente por um processo de despoluição. Mas a cidade de Confins é mais conhecida pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, a 40 quilômetros de Belo Horizonte. Em operação há quinze anos, é considerado um dos aeroportos mais modernos do país e um dos mais completos. Todos os dias são realizados 14 vôos, seis deles internacionais.

Distrito criado com a denominação de Confins ex-povoado, pela Lei Estadual nº 1039, de 12-12-1953, subordinado ao município de Lagoa Santa.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Confins, figura no município de Lagoa Santa.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado á categoria de município coma denominação de Confins, pela lei estadual nº 12030, de 21-12-1995, desmembrado de Lagoa Santa.

Sede no antigo distrito de Confins.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.