Catuti

História de Catuti - MG

Catuti
Minas Gerais - MG

O município de Catuti está localizado no Norte do Estado de Minas Gerais, próximo a Serra Geral e o Vale do Rio dos municípios de Mato Verde, Pai Pedro e Monte Azul. Tornou-se município por meio da Lei nº 12.030, em 21 de dezembro de 1995. Anterior a esta data era um distrito pertencente ao Município de Mato Verde. Atualmente, possui um distrito denominado Barreiro Branco, distante 22 quilômetros da sede.

Antes de 1946, data da chegada da linha férrea, Catuti era simplesmente um local ermo e seco com poucos habitantes. Esses habitantes de Catuti criavam seus animais domésticos de acordo com os propósitos da natureza, ou seja, entre as secas e as águas. Salienta-se, que nas estiagens os riachos secavam deixando um amargo sabor de tristeza e desolação na população.

No entanto, a comunidade de Catuti teve o começo da história do seu povoado em 1946, quando chegava a linha de Ferro Central do Brasil. A Ferrovia havia iniciado em Montes Claros/MG e o seu prolongamento fez-se necessário com o objetivo de ligar a Brumado localizado no Estado da Bahia. Sendo assim, após 06 (seis) anos de trabalho árduo, ou seja, braçal e contando com animais para ajudar no transporte de materiais, os trilhos da linha férrea chegam a Catuti. Os trilhos dessa linha férrea desciam o Brasil, vindos de Brumado e encontravam-se com aqueles que subiam o país na Cidade de Monte Azul. Nessa época, a segunda Guerra Mundial estourava. No Brasil o governo era de Artur Bernardes e o Ministro da Viação, Francisco Sá, personalidade conhecida no Norte de Minas Gerais e o engenheiro da obra Dr. Rockert.

Com este movimento, as perspectivas de prosperidade foram surgindo, e com isso as pessoas foram construindo suas moradias nas proximidades da linha férrea, e assim por muitos anos Catuti sofreu grande influência da Rede Ferroviária, que, além do transporte de cargas, transportava também passageiro.

Nesse contexto histórico, em Catuti, formaram-se pequenos alojamentos de peões que se fixaram para acompanhar os serviços da Estação Ferroviária da Central do Brasil possibilitando com que diversas pessoas construíssem suas casas nas proximidades da referida linha. Nesse sentido, Catuti sofreu grande influência da Rede Ferroviária que, por sua vez, transportava passageiros e cargas e, consequentemente, seus moradores aproveitavam a oportunidade para vender desde quitandas a doces e frutas visando adquirir o necessário para a sua subsistência. Atualmente o trem de passageiros está desativado, atuando apenas o transporte de cargas. É importante salientar que a sede do Município de Catuti é separada ao meio pela citada linha de ferro. Os primeiros a fixarem moradia de caráter permanente em Catuti, de acordo com abordagens junto às pessoas mais velhas da Cidade foram às famílias de José Morais, Cassionílio Barbosa, José Ferreira e Silvério Pedro Batista

Distrito criado com a denominação de Catuti (ex-povoado), pela Lei Municipal nº 20, de 30-12-1991, subordinado ao município de Mato Verde.

Em divisão territorial datada de 1993, o distrito de Catuti figura no município de Mato Verde.

Elevado à categoria de município coma denominação de Catuti, pela Lei Estadual nº 12030, de 12-12-1995, desmembrado de Mato Verde. Sede no atual distrito de Catuti (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Catuti e Barreiro Branco criado pela mesma lei acima citada. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 2 distritos: Catuti e Barreiro Branco.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.