Capitão Andrade

CAPITÃO ANDRADE
Minas Gerais - MG

HISTÓRICO
A região onde se localiza o município foi desbravada por volta de 1897, pelo turco de nome Oribe, vindo da zona da mata, que se apossou das terras à margem esquerda do ribeirão que atravessa a cidade. O povoado surgiu com o nome de Café ou, simplesmente, Cafezinho, e foi elevado à categoria de Distrito em 1962, com a denominação de Capitão Andrade. Tornou-se município em 1992, desmembrando-se de Itanhomi. A região é composta de planícies e planaltos da bacia hidrográfica do rio Doce, e apresenta serras como Macuco, Soarabelli e do Macaco Seco.

GENTÍLICO: capitão andradense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
O Distrito foi criado com a denominação de Capitão Andrade, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, subordinado ao município de Itanhomi.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o Distrito de Capitão Andrade figura no município de Itanhomi.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991
Elevado à categoria de Município, com a denominação de Capitão Andrade, pela lei estadual nº 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Itanhomi. Sede no antigo Distrito de Capitão Andrade. Constituído do distrito Sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.