Cana Verde

Minas Gerais

História de Cana Verde - MG

O bandeirante Romão Fagundes do Amaral, segundo se sabe, foi um dos desbravadores das terras que hoje constitui o município de Cana Verde.

Começou com a exploração de ouro, e precisando de uma pessoa para trabalhar com suas escritas, veio o sr. Manuel Fernandes Airão, de Portugal. este foi presenteado pelo rei, com a posse desses terrenos. Desenvolveu assim o povoado sob a sua influência.

O povoado por situar-se à beira do Rio Jacaré, chamava-se Matosinhos do Jacaré, mas havia dois grandes canaviais, um mais maduro e outro bem mais verde. Foi escolhido para erguer a capela nesse canavial verde, e esta foi consagrada ao Senhor Bom Jesus de Cana Verde, sendo assim que este verde canavial deu nome ao município: CANA VERDE.

A comunidade cresceu de uma Capelinha dedicada ao Senhor Bom Jesus de Cana Verde, erguida por Dona Maria do Rosário, senhora de muitos escravos. Havia um enorme rancho onde os tropeiros descançavam, ali foram erguidas as primeiras casas, com o pessoal se dedicando às lavouras.

Chegaram as famílias do Capitão João Freire, os forasteiros se fixaram e começou o comércio com o sr. Cipriano, o sr. João Turco e as primeiras famílias entrelaçando-se Bastos, freire, Cipriano, Anastácio, Monteiro, Neves, Garcia Etc. Elevado a distrito, instalou-se o Cartório e seu primeiro escrivão foi o mestre Maximiliano. O primeiro vigário, Padre Espechit, fundou a primeira escola.

O distrito foi criado em 16 de novembro de 1864 e pertenceu ao município de Campo Belo até 1923, quando a 07 de setembro do mesmo ano passou a pertencer a Perdôes e em 30 de dezembro de 1962 emancipou-se por força da Lei nº 2764 e instalou o Município em 1º de março de 1963, tendo sua primeira e primeiro prefeito tomado posse em 1º de setembro de 1.963.

Formação Administrativa:
O distrito foi criado em 16-11-1864, e o município em 30 de dezembro de 1962 pela Lei nº 2.764.

Formação Judiciária: O município é componente da Comarca de Perdões.