Campo Florido

História de Campo Florido - MG

A região onde está Campo Florida, começou a ser ocupada a partir do ínicio do Século XIX por pessoas procedentes de Desemboque, que partiram em bandeiras em direção ao Triângulo Mineiro. Dentre as bandeiras saídas do Desemboque, as que atingiram as terras do atual município tinham, entre seus componentes: João Batista Siqueira, Inácio Ferreira de Meireles, Joaquim de Morais Bueno e outros.

A beleza da vegetação dos campos sugeriu a criação de um patrimônio para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora das Dores do Campo Formos, que teve como primeira atividade, o cultivo da terra.

O povoado foi elevado à categoria de distrito, pela Lei nº 125, de 13 de março de 1839, integrado ao município de Uberaba, permanecendo com a mesma denominação até 07 de setembro de 1923, quando seu nome foi simplificado para Campo Formoso (Lei Estadual nº 843).

A criação do Município efetivou-se em 17 de dezembro de 1938, Decreto-Lei nº 148, ato que também elevou à categoria de cidade. O Município foi instalado no dia 1º de janeiro de 1939.

O Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, alterou a denominação do distribuição do distrito e do município para Campo Florido.