Camanducaia

História de Camanducaia - MG

O topônimo de Camanducaia significa, na língua indígina, feijão queimado, sendo esse o primitivo e atual nome da cidade que se levanta à margem direita do rio do mesmo nome.

A povoação de Camanducaia teve origem nos meados do século XVIII, sendo formada por fugitivos e aventureiros que andavam em busca de ouro. Não se conhece a data certa de sua fundação, mas sabe-se que as primeiras casas foram construídas pelos bandeirantes vindos de Atibaia, em São Paulo, porque Camanducaia fica situada num dos roteiros mais seguindos pelos desbravadores paulistas.

Alguns anos depois de sua independência, seus habitantes iniciaram um movimento para que o lugar fosse elevado à categoria de vila, culminando a iniciativa com uma concetração de quase toda a população local no largo do Rosário, onde se erguia a capela de Nossa Senhora do Rosário, ocasião em que, entre vivas e aclamações, foi entusiasticamante saudada a nova vila a que denominaram "Carolina".

A Vila Carolina, porém não subsistiu e os autores do movimento que lhe deu origem foram processados , condenados e afinal perdoados pela clemência imperial.

Circundada de montes e serras, onde existem extensos pinheiros, a cidade está situada em uma garganta estreita. A salubridade do seu clima e a pureza de suas águas tornam a região aprazível , que, sob diversos aspectos, lembra as montanhas Suíca.

Entre os homens que trabalharam pela prosperidade do lugar, destacam-se Francisco de Assis Almeida, José Caetano de Almeida, Caetano Furquim de Almeida e o tenente-coronel Antonio Felisberto Nogueira.

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA - Em 1775, a capela de Camanducaia foi elevada à frequesia, em 1849 foi elevada à categoria de vila com o nome de Jaguary e , finalmente, a Lei n.º 1 527, de 20 de julho de 1868, criou a cidade de Jaguary, que em 1925 retornou a seu primitivo nome de Camanducaia, que até hoje conserva.