Cachoeira Da Prata

História de Cachoeira Da Prata - MG

Cachoeira da Prata
Minas Gerais - MG

Por volta de 1886, um grupo de pessoas encabeçado por Américo Teixeira Guimarães, decidiu montar uma fábrica de tecido na região Calcária de Sete Lagoas. Na procura do local mais adequado, encontraram uma cachoeira entre montanhas, em cujo seio corria um córrego de bastante volume de água, e no qual existia uma cachoeira com potencial bastante para gerar a força motriz, necessária à movimentação de uma fábrica de tecidos. Compraram o terreno, que era até então inexplorado, e para lá se transferiram, juntamente com os operários que iniciaram a construção da fábrica. Em torno dela, a população foi crescendo, e com ela o alvorecer de uma nova cidade.

A existência do potencial hidráulico, o baixo custo das terras e sua localização, próximo aos grandes centros urbanos, foram fatores determinantes da implantação da fábrica e, consequentemente, da ocupação do território.

O primitivo nome de Cachoeira dos Macacos, origina-se do fato de haver uma pequena cachoeira no Ribeirão Macacos, no centro da localidade.

Em 31 de dezembro de 1975, por decreto estadual, foi alterado o topônimo para Cachoeira da Prata.

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cachoeira dos Macacos, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Inhaúma.

Sede no atual distrito de Cachoeira dos Macacos (ex-localidade).

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 31-XII-1971.

Pela Lei Estadual nº 6775, de 17-12-1975, o município de Cachoeira do Macacos teve sua denominação alterado, para Cachoeira da Prata.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município Cachoeira da Prata (ex-Cachoeira dos Macacos) é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Cachoeira dos Macacos para Cachoeira da Prata, alterado pela Lei Estadual nº 6775, de 17-12-1975.