Buritis

Minas Gerais

História de Buritis - MG

Buritis Minas Gerias - MG

A região Chapadões do Paracatu onde está localizado o município, foi habitada, presumidamente, por índigenas de diversas tribos nômades, Ao começar o Século XVIII a região teve seus desbravamento por parte dos bandeirantes, cursando os rios à busca de ouro e diamantes e terras férteis. Os primeiros moradores brancos de que se tem notícia foram : Francisco Álvares de Carvalho, apossando-se da sua sesmaria, em 1739, na qual iniciou o arraial com o nome de Sítio do Buriti, Cândido José Lopes, Major Filisbino, Raimundo Ferreira do Prado, José da Costa Coimbra e Vitalino Fonseca Melo, Todos ligados ao surgimento da povoação.

O ponto escolhido para implantação do núcleo era passagem obrigatória dos que buscavam o eldorado Centro-Oeste, especialmente o rico sertão Goiano. As terras eram de enorme fertilidade, muito propícias à agricultura e as pastagens naturais eram vastas e verdejantes. Esta gama de condições veio provocar a fixação de incontáveis famílias de colonos e outros aventureiros, contribuindo para o crescimento do aglomerado, atual município de Buritis. O topônimo, Buritis, teve sua origem na existência de uma árvore nativa em todo o território municipal, denominada "Buriti".

Gentílico: buritisense

Distrito criado com a denominação de Buritis, pela resolução de 31-05-1815, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Paracatu.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Buritis, figura no município de Paracatu.
Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.
Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Buritis foi desmembrado do município de Paracatu para entrar na constituição do novo município de São Romão, e perdeu um território que constituiu em parte, o distrito de Joanópolis, no município de São Romão, e outra parte que ficou para o novo distrito de Garapuava, do município de Paracatu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Buritis, figura no município de São Romão.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Buritis foi transferido do município de São Romão para constituir o novo município de Unaí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Buritis figura no município de Unaí.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Buritis, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Unaí. Sede no antigo distrito de Buritis. Constituído de 2 distritos: Buritis e Serra Bonita (ex-Joanópolis), ambos desmembrados do município de Unaí. Instalado em 01-03-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Buritis e Serra Bonita.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1999.

Pela lei nº , de , é criado o distrito de São Pedro do Passa Três e anexado ao município de Buritis.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 3 distritos: Buritis, São Pedro do Passa Três e Serra Bonita.

Transferências distritais
Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, transfere o distrito de Buritis do município de Paracatu para o de São Romão. Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, transfere o distrito de Buritis do município de São Romão para o de Unaí.