Bonito De Minas

História de Bonito De Minas - MG

Em 1937, o local era ponto para o repouso dos tropeiros que vinham de Goiás. Na época, o povoado fundado por João Gasparino Pimenta, chamava-se Lagoa do Barro.

Gasparino era proprietário da fazenda Santa Maria da Vereda. Nessa região, às margens do córrego Borrachudo, o comerciante de gado fazia seu primeiro pouso após sair de terras goianas rumo a Montes Claros.

Mesmo passando rapidamente pelo local, ele já vislumbrava ali uma cidade. E foi buscando concretizar esse sonho que João Gasparino procurou o proprietário daquelas terras, seu amigo e compadre João Antônio Coutinho, para que doasse parte dessas para a fundação do povoado.

Inicia-se a demarcação do local com piquetes, balizas, indicando ruas, avenidas, casas residenciais, casas comerciais, escolas, praças, igreja e campo de futebol.

A notícia correu por toda região. Fez-se a distribuição de lotes aos interessados a residirem no local, colaborando com tão significativo empreendimento.

A povoação se inicia em 1939.

Por iniciativa de Saulo Pimenta de Carvalho, é construída a primeira igreja do povoado de Bonito, a Igreja do Bom Jesus. As imagens do padroeiro e de Nossa Senhora do Socorro foram adquiridas por Gasparino em Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Distrito criado com denominação de Bonito, pela Lei Estadual n.º 6.769, de 13-05-1976, subordinado ao município de Januária.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Bonito, figura no município de Januária.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bonito de Minas, pela Lei Estadual n.º 12.030, de 21-12-1995, desmembrado de Januária. Sede no atual distrito de Bonito de Minas (ex-Bonito). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.