Bom Jesus Da Penha

História de Bom Jesus Da Penha - MG

Bom Jesus da Penha
Minas Gerais - MG

Primitivamente as terras em habitadas por índios botocudos. Em meados do século XIX, segundo alguns, chegou um minerados com seus escravos, em busca de ouro para livramento de penas. Depois, chegaram Manoel de Brito, José Dias Rabelo e Ladislau Júnior para cultivar a terra, sendo, mais tarde, expulsos pelos botocudos. Procedente do Rio de Janeiro chegou José Tomaz de Faria, seguido de grande comitiva, incluindo seus familiares e companheiros de aventuras, apossando-se de glebas de terras e formando a povoação.

O minerador, que primeiro chegou, explorou o solo e juntou grande quantidade de ouro. Voltou ao Rio de Janeiro levando ouro a fim de pagar crimes cometidos contra o Império, com a promessa de que voltaria para continuar a mineração. Tal não aconteceu, pois foi preso e condenado à morte. Quando aos posseiros, que vieram posteriormente, incrementaram as lavouras, formando culturas de milho. Foram expulsos pelos botocudos mas, 30 anos depois, voltaram e completaram a conquista da terra. A lavoura e pecuária constituem a maior fonte de rendas do núcleo.

O topônimo foi dado ao lugar porque havia uma fazenda chamada "Bom Jesus". Seu proprietário, Joaquim Pedro Pires, cumprindo promessa de uma filha, construiu uma capela dedicada a Nossa Senhora da Penha, formando-se o povoado com o nome de Bom Jesus da Penha.

Gentílico: bonjesuense

Distrito criado com a denominação de Bom Jesus da Penha, pela lei provincial nº 2978, de 10-10-1882, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Jacuí.

Pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, transfere o distrito de Bom Jesus da Penha do município de Jacuí para o de Vila Nova de Resende.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Bom Jesus da Penha figura no município de Vila Nova de Resende.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o município de Vila nova de Resende passou a denominar-se Nova Resende.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Bom Jesus da Penha figura no município de Nova Resende.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Bom Jesus da Penha, perdeu parte do seu território para o novo distrito de Petúnia, do município Nova Resende.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Bom Jesus da Penha, figura no município de Nova Resende.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Jesus da Penha, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Nova Resende. Sede no antigo distrito de Bom Jesus da Penha. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital