Betim

História de Betim - MG

A região onde hoje fica Betim foi colonizada por luso-brasileiros e fazia parte de uma importante rota de bandeirantes, que vinham de São Paulo a Pitangui, atraídos pelas descobertas minerais, e também de uma rota de abastecimento que vinha da Bahia às Minas.

Devido ao fato de que a rota que passava por Betim era próspera, o bandeirante Joseph Rodrigues Betim, ligado ao famoso Borba Gato, solicitou sesmaria nesta região em 1711. Betim herdou seu nome deste pioneiro bandeirante, que não permaneceu nestas terras, transferindo-se para Pitangui em 1714.

Logo depois da doação da sesmaria, a região consolidou-se como local de passagem e parada dos tropeiros. O antigo casarão que hoje abriga a Casa da Cultura foi construído neste momento. Entre 1711 e 1750, a sesmaria de Betim recebeu diversos núcleos de povoação. O primeiro deles a ganhar importância foi o arraial da Bandeirinha do Paraopeba, que recebeu este nome porque ali aconteceu uma bandeirinha, isto é, uma pequena busca de minerais ou ramo de uma bandeira. No local onde estava este povoado, hoje está o bairro Bandeirinhas.

Por volta de 1750, os habitantes da Bandeirinha solicitaram à Igreja Católica a construção de uma capela. O local escolhido para isso foi um monte, e a capela foi construída onde hoje se encontra a Praça Milton Campos. Como já havia outras capelas na região, em Mateus Leme e Santa Quitéria, hoje Esmeraldas, o novo templo tornou-se conhecido como Capela Nova do Betim, nome que depois se estendeu ao arraial surgido em seu entorno. Essa primeira capela tornou-se a Matriz em 1867 e foi demolida em 1969. Em seu lugar, na Praça Milton Campos, encontra-se um monumento à Igreja Velha.

Entre 1760 e 1800, o arraial de Capela Nova do Betim cresceu em importância e foi elevado a distrito em 1797, fato confirmado pela Câmara de Sabará em 1801. Nessa época, Betim sofreu a crise econômica que atingiu toda a antiga zona de mineração. Passou a desenvolver atividade econômica voltada à subsistência, mantendo a agricultura e a pecuária já importantes no auge do chamado ciclo do ouro. As fazendas mais importantes estavam ligadas à família Nogueira Duarte, sediada na região da Serra Negra. Às margens do Rio Betim, instalaram-se olarias e moinhos de fubá, que chegaram somar 35.

O século XX nasceu em Betim com a implantação da infra-estrutura que posteriormente faria da região um pólo industrial. Entre 1909 e 1911, a Schnoor Engenharia construiu o ramo de estrada de ferro que corta Betim. O engenheiro Antônio Gonçalves Gravatá, então funcionário da Schnoor, sugeriu a construção de uma usina hidrelétrica na principal queda dágua do Rio Betim, que tinha 84 metros. A hidrelétrica foi construída por Gravatá, em suas terras (Fazenda Cachoeira) e gerou energia para Betim e localidades vizinhas.

O crescimento de Capela Nova do Betim e sua relativa autonomia econômica, além de lideranças políticas atuantes, fizeram com que o distrito se tornasse município, já com o nome de Betim, através de uma reforma administrativa realizada em 1938.

Nas décadas de 1940 e 1950, Betim volta a ter importante função de abastecimento, desta vez destinado à capital, Belo Horizonte. O planejamento estadual destinou a Betim uma industrialização de base, representada por siderúrgicas, e a produção de alimentos para o abastecimento da capital.

Distrito criado com a denominação de Capela Nova de Betim, pela Lei Provincial n.º 522, de 23-09-1851 e pela Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Santa Quitéria.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Capela Nova de Betim, figura no município de Santa Quitéria.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920.

Pela Lei Estadual n.º 843, de 07-09-1923, o distrito de Capela Nova de Betim tomou a denominação de Capela Nova.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Betim figura no município de Santa Quitéria.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Betim, pela Lei Estadual n.º 148, de 17-12-1938, criada com território do extinto distrito de Capela Nova, desmembrado de Santa Quitéria e do extinto município de Contagem. Sede no atual distrito de Betim. Constituído de 4 distritos: Betim, Campanha, Ibiretê (ex-Vargem da Pantano) e Neves, os três últimos transferidos do extinto município de Contagem.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 5 distritos: Betim, Campanha, Contagem, Ibiritê e Neves.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.058, de 31-12-1943, os distritos de Campanha e Ribeirão das Neves (ex-Neves) foram transferidos do município de Betim para Pedro Leopoldo. E, ainda pelo mesmo Decreto-lei, o distrito de Ibiritê passou a ser grafado Ibirité.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 3 distritos: Betim, Contagem e Ibirité (ex-Ibiritê).

Pela Lei n.º 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Sarzedo (ex-povoado) e anexado ao município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 4 distritos: Betim, Contagem, Ibirité e Sarzedo.

Pela Lei Estadual n.º 1.039, de 12-12-1953, é desmembrado o município de Betim o distrito de Contagem. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 3 distritos: Betim, Ibirité e Sarzedo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Betim, Ibirité e Sarzedo.

Pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1962, é desmembrado do município de Betim os distritos de Ibirité e Sarzedo, para constituir o novo município de Ibirité.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.