Barão De Monte Alto

História de Barão De Monte Alto - MG

Barão de Monte Alto - MG
Minas Gerais

Tudo começou com as fazendas de café que cercavam todos os limites. Como muitas destas fazendas ficavam distantes umas das outras, surgiu a necessidade de se criar pequenos centros para o comércio de café e escravos. Foi assim que surgiram Morro Alto, (hoje Barão do Monte Alto), Silveira Carvalho e Cachoeira Alegre.

A Vila de Morro Alto teve origem no antigo povoado de Morro Alto Velho (atual Bairro Arraial Velho), onde se construiu uma capela, um cemitério e uma casa de comércio de secos e molhados. No final do século passado começaram as obras para passagem da Estrada de Ferro Leopoldina e da Estação Ferroviária, onde é hoje o centro da cidade de Barão do Monte Alto. Também foram construídas estações na Vila de Silveira Carvalho e na fazenda Banco Verde. Com a estrada de ferro, Morro Alto viveu o auge de sua economia, e transferindo-se de vez da Vila para o mais perto possível da Estrada de Ferro. Começou então a migração de pessoas de diferentes lugares, inclusive de estrangeiros.

A construção de uma vila com sobrados e casas de comércio começou com as atividades da ferrovia. O contingente migratório cresceu devido à abolição da escravatura, que causou escassez de mão-de-obra para o cultivo de sua principal fonte de riqueza: o café.

Entre 1919 e 1930, imigrantes estrangeiros descobriram Morro Alto e lá se instalaram. A maioria era de portugueses - como os Abreu, Moreira, Duarte, Barbosa, Pereira, Rodrigues, Almeida e Rocha, entre outros -, italianos - como Schitini, Lamolha, Faraco, Meloni, Cumani, Arquetti, Furlani, Mantovani, Nery e Vardiero - e sírio-libaneses, como os Marcos, Cheker e David. Os imigrantes trabalhavam em setores como agricultura e metalurgia. Muitos se tornaram pessoas ilustres.

Com a queda da Bolsa de Nova York em 1929, os grandes fazendeiros de café empobreceram e muitos venderam seus bens repentinamente. Com isso, muitos imigrantes que não dependiam da agricultura se tornaram fazendeiros e pequenos proprietários de terras.

A história política da cidade começou com o Decreto Lei nº 5.394, de 31 de agosto de 1920, que criou o distrito de Morro Alto. O distrito foi criado devido à grande organização de diferentes políticos locais - mas sem dúvida o mais poderoso e conhecido foi o farmacêutico Arthur Duarte. Ele foi vereador, juiz de paz e uma espécie de administrador distrital. Era ele quem comandava a política, a polícia e os recursos destinados a Morro Alto.

Entre 1945 e 1940, Othônio Antunes organizou uma pequena comissão pela emancipação politíco-admistrativa do município de Palma. Enquanto Arthur Duarte administrava Morro Alto, Othônio e seus companheiros davam sinal de conquista. No dia 12 de outubro de 1958, foi entregue por Othônio Antunes ao então governador do Estado de Minas Gerais, Francisco Dias Fortes, o projeto de emancipação. Foi apresentado na Câmara Municipal de Palma o projeto de desmembramento e emancipação dos distritos de Silveira Carvalho, Morro Alto e Cachoeira Alegre. O projeto foi aprovado por unanimidade com cinco votos em 20 de outubro de 1958. Em 31 de dezembro de 1962, a Lei 2.764 cria o município de Barão do Monte Alto, tendo três distritos: Barão do Monte Alto (sede), Cachoeira Alegre e Silveira Carvalho.

Em 1º de março de 1963, o município de Barão do Monte Alto foi transferido e instalado, dando sede a foros de cidade. Inicialmente, José de Oliveira Carvalho foi nomeado intendente até 31 de agosto de 1963, quando foi empossado o primeiro prefeito, Eliezer Olivier de Paula, e o vice Odilon da Silva Carvalho, além de nove vereadores.

Apesar de instituições como o jornal Nossa Terra, o cinema Brasil, a estrada de ferro e o Clube Recreativo Montealtense terem encerrados suas atividades, o município cresceu em áreas como saúde pública, saneamento básico e telecomunicações.

Gentílico: monte-altense

Formaçao Administrativa

Distrito criado com a denominação de Morro Alto, pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Palha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Morro Alto, figura no município de Palma.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barão do Monte Alto, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Palmas. Sede no atual distrito de Barão Monte Alto ex-Morro Alto. Constituído de 3 distritos: Barão de Monte Alto, Cachoeira Alegre e Silveira Carvalho, todos desmembrado de Palma. Instalado em 01-01-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído 3 distritos: Barão de Monte Alto, Cachoeira Alegre e Silveira Carvalho.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Morro Alto para Barão de Monte Alto alterado, pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911.