Bandeira Do Sul

História de Bandeira Do Sul - MG

Bandeira do sul
Minas Gerais - MG

As primeiras notícias do início do povoamento do atual município, datam da construção da capela, por José Bandeira de Carvalho e sob o orago de Nossa Senhora Aparecida. O município tem como patronos fundadores os Senhores: José Bandeira de Carvalho, João Vilela de Carvalho, Pedro de Castro e Salvador Flores, este na qualidade de engenheiro-agrimensor.

A idéia da fundação do povoado, deveu-se à facilidade da colonização dos terrenos, que se achavam à beira da Rodovia Machado/ Campestre e Poços de Caldas. Construiu-se então a capela, sendo vendidos a partir daí inúmeros lotes de terrenos a particulares, que ali foram edificando suas residências. Entre os primeiros moradores da cidade destacam-se entre outros os nomes de João Botelho Muniz, Geraldo Mariano Valentim, Francisco de Almeida, João Batista Muniz, Clemente Tomé da Silva, Arlindo Alves de Souza, Dr. Waldir Paulino da Costa e Joaquim da Cunha Bastos.

No território, prosperaram várias indústrias de cerâmica, e uma magnífica indústria de doces montada pelo Dr. Waldir Paulino da Costa, que fizeram a economia do atual município.

O topônimo originou-se de homenagem ao Fundador da Cidade, acrescido do "Sul"para diferenciá-la de outro município no Estado com o mesmo nome.

Gentílico: Bandeira sulense

Distrito criado com a denominação de Bandeira ex-povoado, pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Campestre.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Bandeira, figura no município de Campestre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953, o distrito de Bandeira passou a denominar-se Bandeira do Sul.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Bandeira do Sul ex-Bandeira, figura no município de Campestre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Bandeira do Sul, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Campestre. Sede no antigo distrito de Bandeira do Sul. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Bandeira para Bandeira do Sul alterado, pela lei estadual nº 1039, de 12-12-1953.