Santa Cecília

Paraíba

História de Santa Cecília - PB

Santa Cecília Paraíba - PB

Por volta de 1770, quando a produção dos engenhos de açúcar estava em pleno desenvolvimento, chega aqui um casal de portugueses que morava em Nazaré da Mata, e tinha engenho, em busca de uma área que pudesse plantar gêneros alimentícios e criar animais que servissem de suporte para alimentação e transporte sanando as necessidades primárias do ENGENHO.

As proximidades do Rio Paraíba era um bom local, pois as terras eram férteis e em abundância para o cultivo de gêneros alimentícios e água para suprir as necessidades no período seco.

Uma casa de taipa foi construída neste local, onde permaneciam durante o inverno. No verão o casal voltava a Nazaré da Mata, carregados de cereais, farinha e carne, farinha e carne produzidos em terras que no futuro seria o município de Santa Cecília.

Deste casal Pioneiro nasceram os Seguintes filhos: - João Lopes de Mendonça, Antônio Lopes de Mendonça, - Francisco Lopes de Mendonça, - José Lopes de Mendonça.

Apenas João Lopes aqui permaneceu, casando-se com a irmã de outro colonizador chamado Lourenço Sales. O seu nome Cecília Sales e tinha o apelido de Cisia.

Casaram-se e construíram uma casinha a beira de uma lagoa que era fonte de água dos moradores da vizinhança e até de outras áreas mais distantes.

De espírito aventureiro, João Lopes de Mendonça viajou para o Amazonas deixando Cisia sozinha a mercê de sua sorte e lá chegou a falecer.

Gentílico: ceciliense

Distrito criado com a denominação de Santa Cecília, pela lei estadual 3959, de 1601-1978, subordinado ao município de Umbuzeiro.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Santa Cecilia figura no município de Umbuzeiro.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VI-1995.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cecília do Umbuzeiro, pela lei estadual nº 6176, de 13-12-1995, desmembrado de Umbuzeiro. Sede no antigo distrito de Santa Cecília. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Pela lei municipal nº 17, de 03-06-1997, o município de Santa Cecília do Umbuzeiro passou a denominar-se Santa Cecília.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal
Santa Cecília do Umbuzeiro para Santa Cecília alterado, pela lei municipal nº 17, de 03-061997.