Araçaí

História de Araçaí - MG

Araçai
Minas Gerais - MG

A origem de Araçaí ( Tem sua etimologia em araca-g-i, que, em língua indígena, significa "o rio dos araças" ou, simplesmente, "araça", nome de um fruto silvestre, semelhante a goiaba, de tamanho menor. ) está ligada ao estabelecimento de um casal na região onde hoje se localiza o município. Estes são o Sr Francisco José Pereira da Rocha e sua esposa a Srª Cândida Maria de Jesus, acompanhados de seu filho Francisco José Pereira da Rocha, que tinha apenas três anos de idade,originários de Jequitibá , hoje município limítrofe de Araçaí. Já na segunda metade do século XIX, no ano de 1872, o Sr Francisco José Pereira da Rocha adquiriu uma sesmaria, quando ainda era imperador do Brasil, D. Pedro II e aqui, com sua família deu início a um povoado, fundando a fazenda Paraíso. A princípio esta propriedade cultivava alguns cereais e mantinha um rebanho de bois, porém, ao longo do tempo,uma nova vocação da terra despontou.

Dado o fluxo relativamente grande de tropeiros de gado da região, que levavam rebanho para diversas localidades do interior do estado, a fazenda se transformou em ponto de pouso para estes viajantes.

Foi em 1902, que chegou a Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB). A linha férrea vinha de Belo Horizonte e tinha meta atingir o interior do estado. A região então foi escolhida para a construção de um terminal que serviria tanto para o embarque de carga quanto de passageiros.

Em 1903, foi inaugurada a estação que daria nome a cidade de Araçaí.

Conta-se que os construtores da EFCB, iniciados os trabalhos de fundação da estação, ainda não sabiam qual nome dar a esta. Após debaterem por algum tempo decidiram nomeá-la como Estação-Araçá. A escolha se deve a uma pequena árvore frutífera então abundante na região que produz um fruto semelhante a goiaba, o araçá.

Consolidou-se o arraial após a construção da linha da Estrada de Ferro Central do Brasil, dando-se ao lugar o nome de Araçá, imaginado pelo Engenheiro encarregado dos trabalhos da ferrovia. Em 1911, por sugestão do Cel. Caetano Mascarenhas, Dr. Teófilo Ferreira do Nascimento e João de Paula Moura, alterou-se o topônimo para Araçaí.

A razão da mudança do nome se deve ao fato de que muitas correspondências endereçadas a Araçá eram extraviadas para uma outra região que também se chamava raçá, localizada próximo a Matozinhos, ou até mesmo para Araxá

Distrito criado com a denominação de Araçá, pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, subordinado ao município de Paraopeba.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Araçá figura no município de Paraopeba.

Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, o distrito de Araçá passou a denominar-se Araçaí.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Araçaí, figura no município de Paraopeba.

Em divisão territorial datada de I-VII-1955, o distrito de Araçaí permanece no município de Paraopeba.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Araçaí, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Paraopeba. Sede no antigo distrito de Araçaí. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Araçá para Araçaí alterado, pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943.