Alvinópolis

História de Alvinópolis - MG

Alvinópolis
Minas Gerais - MG

ATUAL município de Alvinópolis, teve início quando em 1676, Caetano Leonel de Abreu Lima e sua esposa Dona Joaquina Correia Taveira, transferiram residência de Vila Rica para a Fazenda do Rio do Peixe. Entre 1696 e 1697 um arrojado grupo de desbravadores, já cansado de lutar contra os indígenas da região, desceu o Rio Gualaxo do Norte e, conseguiu chegar ás plagas amenas do Vale do Rio do Peixe sob a chefia do sertanista Paulo Moreira da Silva. Surpreendidos pela fecundidade das terras que tudo produziam, os desbravadores deliberaram cancelar o projeto de novas expedições, iniciando-se assim, novo aglomerado humano.

Alastrando a notícia sobre a fertilidade das terras desbravadores acorreram ao vale miraculoso, iniciando a formação de um pequeno núcleo populacional. Tão forte se tornou o desenvolvimento agropecuário da região que o fazendeiro Paulo Moreira da Silva e sua esposa erigiram em 1745, uma capela em sua fazenda sob a invocação de Capela de Nossa Senhora do Rosário, sendo criado finalmente o arraial cujo progresso não mais se deteve.

O topônimo Alvinópolis foi uma homenagem ao ilustre mineiro Cesário Alvim.

Gentílico: alvinopolense

Formação administrativa

Freguesia criada com a denominação de Nossa Senhora do Rosário de Paulo Moreira, pelo decreto de 14-0-7-1832 e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Alvinópolis, pelo decreto estadual nº 365, de 05-02-1891, desmembrado do município de Mariana. Constituído de 4 distritos: Alvinópolis (ex-Nossa Senhora do Rosário de Paulo Moreira), Fonseca, São Sebastião do Sem Peixe e Saúde, todos desmembrados do município de Mariana. Instalado em 21-04-1891.

Elevado à condição de cidade com a denominação de Alvinópolis, pela lei estadual nº 23, de 24-05-1892.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 4 distritos: Alvinópolis, Fonseca, São Sebastião do Sem Peixe e Saúde.

Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de São Sebastião do Sem Peixe passou a chamar-se Sem Peixe.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Alvinópolis, Fonseca, Sem Peixe (ex-São Sebastião do Sem Peixe) e Saúde.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembra do município de Alvinópolis os distritos de Saúde e Sem Peixe, para formar o novo município com a denominação de Dom Silvério (ex-Saúde). E, ainda pelo mesmo decreto, é criado o distrito de Major Ezequiel, criado com terras desmembradas dos distritos de Alvinópolis (sede) e Sem Peixe e anexado ao município de Alvinópolis.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Alvinópolis, Fonseca e Major Ezequiel.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Alvinópolis, Fonseca e Major Ezequiel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela lei estadual nº 8285, de 08-10-1982, é criado o distrito de Barretos de Alvinópolis (ex-povaodo de Barretos), criado com terras desmembrada do distrito de Fonseca e anexado ao município de Alvinópolis.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído 4 distritos: Alvinópolis, Barretos de Alvinópolis, Fonseca e Major Ezequiel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital
Nossa Senhora do Rosário de Paulo Moreira para Alvinópolis alterado, pelo decreto estadual nº 365, de 05-02-1891.