Alpercata

ALPERCATA
Minas Gerais - MG

HISTÓRICO
A região onde se localiza Alpercata foi desbravada na segunda metade do século XVIII , com vários aldeamentos indígenas dirigidos por religiosos.

Por volta de 1926, chegaram ao lugar Manoel Florentino Lopes com sua família, e depois, Gabriel Lopes, vulgo "Gabriel Precata", alcunha a ele atribuída por usar calçados do tipo alpercata. Foram os primeiros habitantes, considerados fundadores da Povoação.

A partir de 1941, com a fixação de acampamentos de pessoal ocupado na construção da Rodovia Rio-Bahia, atual BR-116, foi acelerado o progresso da localidade. Novas casas eram edificadas, surgindo os primeiros estabelecimentos comerciais.

Com esses novos estímulos e a atividade agropecuária, o povoado "Precata" entrou em fase definitiva de evolução.

Com o movimento de criação do Distrito foi tentada a mudança do nome "Precata" para Bom Jesus do Novo Cruzeiro. Alteraram a grafia para Alpercata, em homenagem a Gabriel "Precata", figura de grande popularidade na região e um dos fundadores da Cidade.

GENTÍLICO : alpercatense

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
Distrito criado com a denominação de Alpercata (ex-povoado), pela lei estadual nº 336, de 27-12-1948, subordinado ao município de Governador Valadares.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Alpercata figura no município de Governador Valadares.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Alpercata, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Governador Valadares. Sede no antigo distrito de Alpercata. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XX-1963, o município é constituído do distrito Sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2008.