Abadia Dos Dourados

História de Abadia Dos Dourados - MG

Abadia dos Dourados
Minas Gerais - MG

Abadia dos Dourados teve sua fundação intimamente ligada ao movimento de garimpeiros ali chegados em meados do século XIX. Também vieram lavradores e todos se fixaram no local. As famílias Arruda e Esteves dos Santos destacaram-se entre as iniciadoras da povoação.

As notícias das jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras espalharam-se rapidamente, afluindo ao Arraial dos Garimpos levas de garimpeiros e de agricultores. Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas impulsionavam o desenvolvimento da povoação. Ergue-se a primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Abadia, escolhida como Padroeira. Os Arrudas e os Esteves doaram terrenos para o patrimônio da Paróquia, criada em 1886, sendo seu primeiro pároco o Padre foi Arraial Manoel Luis Mendes. O aglomerado evoluiu rapidamente, e ainda hoje se sustenta nas mesmas bases de sua origem.

O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo. A construção da capela de Nossa Senhora da Abadia e a proximidade do rio Dourados, provocaram sua mudança para Abadia dos Dourados.

Gentílico: abadiense

Distrito criado com a denominação de Abadia dos Dourados, por lei provincial nº 2874, de 20-09-1882 e por lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de patrocínio.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Abadia dos Dourados figura no município de Patrocínio.

Pela lei estadual nº 843, de 07-09-1923, o distrito de Abadia dos Dourados deixa de pertencer ao município de Patrocínio, sendo anexado ao novo município de Coromandel.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Abadias dos Dourados figura no município de Coromandel.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936, 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Abadia dos Dourados pela lei nº 336, de 27-12-1948, desmembrado de Coromandel. Sede no antigo distrito de Abadia dos Dourados. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 do município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Transferência distrital
Pela lei estadual n 843, de 07-09-1923, transfere o distrito de Abadia dos Dourados do município de Patrocínio para o de Coromandel.