Viana

Maranhão

História de Viana - MA

A cidade de Viana é a quarta cidade mais antiga do Maranhão e teve origem na aldeia Guajajara de Maracu, que começou a ser povoado pelos missionários da Companhia de Jesus em 1709. Ali, os Jesuítas edificaram uma igreja, sob a inovação de N. S. da Conceição, e fundaram uma colônia agrícola, patrocinada pelo erário real, com o nome de São Bonifácio do Maracu, ao tempo em que implantavam missões em outras aldeias da região.

Logo depois do dia 06 de junho de 1757, data da proclamação da liberdade dos índios brasileiros, esses sacerdotes, vendo cessar sua jurisdição sobre as aldeias, trataram de arrasar tudo que nelas havia. Entretanto, por ordem do Governador Gonçalo Pereira Lobato e Sousa, foram obrigados a reedificar todas as casas que haviam destruído e a restituir todo o gado que haviam desencaminhado.

No dia 8 de Julho desse ano, por apresentar capacidade para a vida política e a autonomia administrativa, foi criada a vila de Viana. Em 1855, deu-se sua elevação à categoria de cidade.

Distrito criado, com a denominação de Viana, pela Resolução Régia de 18-06-1757 e pela Lei Municipal n.º 4, de 15-02-1893.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Viana em 08-07-1757. Sede na vila de Viana.

Elevado à condição de cidade, com a denominação de Viana, pela Lei Provincial n.º 377, de 30-06-1855.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911 o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão administrativa referente ao ano de 1933.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município aparece constituído de 2 distritos: Viana e Matinha.

Pela Lei Estadual n.º 267, de 31-12-1948, é desmembrado do município de Viana o distrito de Matinha, elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960 o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2014.