Santa Helena

Maranhão

História de Santa Helena - MA

Santa Helena Maranhão - MA

POVOAÇÃO Foi assentada na margem direita do rio Turiaçu, 15 léguas ao SO de Guimarães, em terras de sesmaria, concedida por sua Majestade fidelíssima ao índio Pedro Alves como principal de sua aldeia.

Sabendo-se que a Câmara Municipal atualmente não tem patrimônio, vem logo a idéia, que alguém se apoderou destas terras sesmarias. Sobre esta povoação escreveu o Coronel Lago em seu itinerário o seguinte: Desgraçada povoação: miserável ajuntamento de escravo! Esta povoação, que no principio era aldeia de índios do Laranjal, de onde para aqui a fez passar o Ex. D. Fernando Antônio de Noronha, com pequenas choupanas de palha, e em um dos lados a capela também coberta de palha; conta de 28 fogos e cerca de 150 almas, em que já hoje poucos índios entram, um comandante parcial etc.

Gentílico: helenense ou santa-helenense

Formação administrativa
Distrito criado com a denominação de Santa Helena, pela lei provincial nº 13, de 08-05-1835, subordinado ao município de Guimarães.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Santa Helena, pela lei provincial nº 65, de 15-06-1938, desmembrado de Guimarães. Sede na atual vila de Santa Helena. Constituído do distrito sede. Não temos data de instalação.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 3 distritos: Santa Helena, Rosário e São Francisco.

Pelo decreto nº 268, de 19-04-1932, é extinto o município de Santa Helena, sendo seu território anexado ao município de Pinheiro, passando a ser distrito de Pinheiro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Santa Helena figura como distrito de Pinheiro.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Santa Helena, pelo decreto nº 919, de 30-09-1935, desmembrado de Pinheiro.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937 o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1940, é criado o distrito de Curva Grande e anexado ao município de Pinheiro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Santa Helena e Curva Grande.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.